3 habilidades que desenvolvi “apanhando” na empresa

By | August 27, 2012

A carreira corporativa está longe de ser o ‘conto de fadas’ que muitos jovens imaginam ao ver reportagens ou publicações como o Melhor Empresas para Trabalhar da Great Place to Work.

No dia a dia, é natural passarmos por situações bastante difíceis e, algumas vezes, até constrangedoras. Apesar disso, são nesses momentos que aprendemos lições muito importantes e, no final, é isso que nos torna mais fortes e maduros.

Veja abaixo 3 habilidades que desenvolvi “apanhando” na empresa:

1. Argumentar em uma discussão

Por ser uma pessoa mais tímida, nunca fui bom em um debate de idéias. Depois de participar de inúmeras reuniões mais calorosas, percebi o quanto era importante saber argumentar e, principalmente, se defender em uma discussão.

É inegável que aqueles que sabem falar bem em público e tem jogo de cintura em situações críticas ganham mais destaque nas empresas e são mais cotados a uma promoção.

Apesar de não ser um vendedor nato, o tempo me ajudou a desenvolver esta habilidade e hoje vejo como isso é benéfico até na vida pessoal, pois me ajuda a negociar nas compras, a rebater injustiças ou cobranças indevidas etc.

O único meio de aprender a argumentar melhor é na prática e, mesmo que seja doloroso em alguns momentos, será essencial ao seu crescimento.

2. Escrever um email bem estruturado

Eu nunca fui bem em redação e senti muita dificuldade de escrever um email bem estruturado no contexto de uma empresa.

Uma coisa que eu percebi é que um email mal formulado é um prato cheio para interpretações equivocadas, conclusões precipitadas e até “ataques”.

Depois de passar por alguns apuros, fui ganhando experiência e malandragem para interpretar textos (principalmente as entrelinhas de um email) e escrever de maneira clara, sem dar brechas.

Por isso, é fundamental revisar o texto antes de mandá-lo e, no caso de receber um email nada amigável, deixe a razão falar mais alto do que a emoção. Essa é a sua melhor arma!

3. Organizar as idéias principais

Eu sempre fui uma pessoa muito detalhista e, no início, senti dificuldades para resumir um assunto em apenas algumas palavras.

Depois de passar dias e noites fazendo apresentações em PowerPoint, aprendi a olhar uma situação de forma mais abrangente e a destacar as idéias principais (às vezes, fiz até milagres do tipo resumir 10 slides em apenas um!).

Na minha opinião, essa é uma habilidade importante que todo executivo ou empreendedor deve ter. Caso você ainda não tenha, não se preocupe, pois é possível aprender!

 

Foto: FreeDigitalPhotos.net

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *