4 motivos que fazem você perder tempo na empresa

By | August 1, 2012

No artigo Sair do trabalho no horário normal não é pecado!, falei sobre um grande tabu que existe dentro das empresas: Aqueles que vão embora no horário normal são vistos com maus olhos, como se estivessem desmotivados ou com pouca coisa para fazer.

A realidade é que, muitas vezes, as pessoas saem tarde da empresa pelo mau uso do tempo e não pelo excesso de trabalho.

Veja abaixo 4 motivos que fazem você perder tempo na empresa:

1. Apresentações em PowerPoint

Criar uma apresentação é compreensível quando há uma reunião com o cliente ou a necessidade de expor as suas idéias para um público maior.

O problema é que, atualmente, parece que qualquer coisa é motivo para criar slides, desde a reunião de equipe, satisfação com o chefe etc. Quem já fez uma apresentação sabe como é trabalhoso organizar as idéias, gerar as informações e formatar adequadamente.

Por isso, tente evitar o uso excessivo de slides. Você ficará impressionado com o tempo que sobra para se dedicar a atividades de maior valor.

2. Reuniões longas, improdutivas e/ou inúteis

Não é de hoje que diversos especialistas revelam a perda de tempo (e dinheiro) nas empresas decorrente de reuniões longas, ineficientes e, muitas vezes, inúteis.

No artigo Por que perdemos muito tempo em reuniões?, já comentei sobre um caso típico que acontece nas empresas e que acaba com a nossa produtividade no trabalho. Como esse é um custo invisível, muitas empresas ainda menosprezam o prejuízo que se tem com a má utilização do tempo.

Hoje, não participo mais de reuniões e consigo perceber como o meu dia se tornou mais produtivo e valioso.

3. Almoços muito longos

É costume fazer almoços mais longos às sextas-feiras para “comemorar” a chegada do final de semana.

O problema é quando isso se torna uma rotina e, ao invés de prolongar o almoço esporadicamente, o fazem várias vezes durante a semana. Resultado: A maioria precisa compensar esse tempo ficando até mais tarde na empresa.

Eu, pessoalmente, prefiro evitar almoços muito longos para poder sair no horário normal e me dedicar a projetos pessoais.

4. Excesso de conversas paralelas

Bater um papo de vez em quando não faz mal a ninguém e é uma forma de descontrair e socializar com as pessoas. Porém, o excesso se torna um inimigo da produtividade.

Saiba dosar as conversas paralelas para não ficar até mais tarde fazendo algo que poderia ter acabado antes.

 

Foto: FreeDigitalPhotos.net

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *