5 clichês que todo funcionário escuta nas empresas

By | October 19, 2012

Nesta manhã, me deparei com este texto (em inglês) e de tão cômico, decidi fazer a minha versão, mas com algumas adaptações.

Veja abaixo os 5 clichês que todo funcionário escuta nas empresas:

1. O capital humano é o nosso maior patrimônio

Esse é o clichê mais utilizado pelas empresas e, na minha opinião, pode ser equiparado à famosa resposta: “O meu defeito é ser perfeccionista”. Convenhamos, ninguém aguenta mais escutar isso!

O que eu vejo é que, apesar de ter um sentido nobre, esta frase foi banalizada e perdeu, em parte, a sua credibilidade.

2. A nossa remuneração é competitiva

Você já ouviu alguma empresa dizer que paga salários abaixo da média de mercado? Todas afirmam oferecer uma remuneração competitiva ou em linha com os concorrentes.

É claro que se trata de uma estratégia de marketing, mas do ponto de vista matemático, isso não faz o menor sentido porque se existe uma média, com certeza existem valores acima e abaixo que resultam nessa média!

De duas uma: ou existe um cartel de salários (o que é improvável) e todos ficam na média ou alguém está mentindo.

3. A vaga é para trabalhar 40 horas semanais

Apesar de haver um horário estabelecido em contrato, a realidade é que a maior parte dos gestores ainda acha que o funcionário que cumpre, rigorosamente, as 8 horas de trabalho por dia está desmotivado ou com pouca coisa para fazer. Falei sobre esse assunto no artigo Sair do trabalho no horário normal não é pecado!.

Quando o seu chefe menciona que a vaga é para trabalhar 40 horas semanais, no fundo, isso significa que é o mínimo que ele espera de você. Qual é o funcionário que recebe uma boa avaliação fazendo apenas o mínimo necessário?

4. Você está sendo demitido pelo desempenho

Uma coisa é fato: Falta mão-de-obra qualificada no Brasil. Porém, isso não quer dizer que uma pessoa qualificada esteja imune à demissão, pois há muitos outros fatores que são levados em consideração.

Quando o problema é meramente político (e isso é muito comum), dificilmente irão admitir que você está sendo demitido por esse motivo. O mais provável é que irão utilizar algum discurso relacionado a desempenho para tirar você da empresa.

5. A participação nessa atividade é voluntária

Provavelmente, você já deve ter escutado do seu chefe: “A participação nessa atividade é voluntária, mas eu recomendo que participe!”.

Pronto, o que antes era opcional se tornou obrigatório e, é claro, não será nenhuma surpresa se isso for considerado na sua avaliação, quer ele admita ou não.

 

Foto: FreeDigitalPhotos.net

 

One thought on “5 clichês que todo funcionário escuta nas empresas

  1. Erick costa from empreendeblog

    Já fui demitido ouvindo o velho clichê do desempenho… Nem argumentei, os relatórios e avaliações de desempenho falavam por mim. Nunca soube o real motivo, mas sabia que a produtividade não era o problema.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *