5 coisas que parei de fazer para criar um negócio digital rentável

Na véspera do Carnaval, enviei um email aos meus assinantes desabafando sobre uma situação que presencio todos os dias e que eu mesmo vivenciei no passado: a compra descontrolada de cursos de marketing digital.

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Fazendo um breve resumo, disse que se você quiser sair da inércia e realmente criar um negócio digital rentável, é preciso focar em uma única estratégia (seja na criação de um site de nicho, um canal no Youtube, um infoproduto etc) e persistir até obter resultados.

Digo isso porque, no passado, eu também me deixei ser seduzido por todos os cursos que eram lançados regularmente, gastei muito dinheiro e tentei fazer tudo ao mesmo tempo, mas não tinha nenhum resultado satisfatório.

Este é um claro sintoma da overdose de informação ou information overload.

Acho que todo empreendedor digital já passou ou está passando por este processo.

Olhando para trás, é muito nítido que os meus negócios começaram a decolar quando mudei a minha postura e passei a lidar com algumas situações de uma forma diferente.

Acredite ou não, mas um fato inegável é que a sua mentalidade define o grau de sucesso que você terá nos seus projetos.

As pessoas que começam um negócio digital com a mentalidade errada desperdiçam esforço, tempo e dinheiro. No final, o máximo que irão conquistar são resultados medíocres.

Esta era a minha realidade há 2 anos: trabalhava longas horas e ganhava o suficiente para pagar um pão com manteiga e um café.

Hoje, a situação é completamente oposta porque a minha mentalidade mudou e, consequentemente, as minhas atitudes mudaram.

Se você ainda está engatinhando no empreendedorismo digital, é muito provável que também precise desta mudança para gerar aquela faísca inicial e fazer o seu motor funcionar à todo vapor.

Por isso, compilei 5 mudanças de atitude que foram muito importantes para mim e que fizeram os meus negócios crescerem exponencialmente.

 

Parei de querer tudo de graça

 

Vou pagar isso aqui

É assustador (para não falar triste) a quantidade de pessoas que querem construir um negócio digital sério e rentável literalmente do ZERO: sem investir em conhecimento, ferramentas, testes etc.

Eu, pessoalmente, nunca tive medo de investir em cursos porque sabia que este era o meio mais rápido para aprender o que precisava, mas confesso que hesitei em investir em ferramentas como, por exemplo, plugins pagos do WordPress, autoresponder, software para edição de vídeos etc.

Fazendo uma analogia com um negócio físico, é a mesma coisa que querer vender hot dog nas ruas sem comprar um carrinho, utensílios para preparar o lanche, embalagens entre outros.

A verdade é que TODO negócio, seja físico ou digital, exige um investimento inicial em capacitação e estrutura.

Depois que comecei a adquirir algumas ferramentas, percebi que o meu tempo estava sendo utilizado com muito mais eficiência e o maior profissionalismo se reflete em maiores lucros.

Eu recebo muitos emails de pessoas que querem começar um negócio digital, mas que estão desempregadas e/ou não tem dinheiro para investir em nada, nem em cursos nem em ferramentas.

É como se a internet oferecesse a solução para todos os problemas sem gastar um único centavo.

Neste caso, a minha recomendação é:

Procure um emprego, faça trabalhos como freelancer, venda refeições, vire um dogwalker, enfim, encontre uma maneira para ganhar dinheiro e financiar o seu negócio!

Não é a solução milagrosa que você esperava ouvir, mas é a alternativa mais real que existe para dar o primeiro passo.

 

Parei de comprar curso atrás de curso

 

Quero comprar mais cursos

No fim do ano passado, fiz uma faxina no meu laptop e resolvi organizar todos os cursos que já havia comprado quando estava apenas começando no mercado de internet marketing.

Para a minha surpresa, descobri que tenho mais de 60 cursos ocupando mais de 8GB de memória, entre ebooks e vídeos.

Gastei, no mínimo, US$2.500 (que equivale a quase R$6.000) e uma boa parte foi literalmente jogada no lixo já que não terminei de fazer vários cursos e, sinceramente, nem me fazem falta atualmente.

Pense comigo: Você acha que uma pessoa que faz 60 cursos em 1 ano tem tempo para criar um negócio digital rentável?

É claro que não!

Eu estudava o dia inteiro e quando começava um projeto seguindo as orientações do curso, surgia um novo curso que parecia mais promissor e largava o projeto inicial para voltar a estudar.

No final, as minhas ideias nunca saíam do papel e continuava no zero a zero.

As coisas começaram a mudar quando decidi ignorar todas as novidades imperdíveis que surgiam diariamente e me concentrei em uma única estratégia.

Escolhi SEO como a minha especialidade porque sou uma pessoa mais analítica e tenho facilidade para lidar com questões que exigem raciocínio lógico (sim, ser bom em SEO requer esta competência porque você está lidando com um algoritmo).

Para que você possa fazer esta escolha, é preciso ter muito autoconhecimento e entender quais são as suas melhores habilidades e de que forma elas poderiam ser aproveitadas em um negócio digital.

Por exemplo, se você for um especialista em algum assunto (fisiculturista, nutricionista etc), talvez o caminho mais certeiro seja criar o próprio produto digital (ebook, curso online) para passar o conhecimento que já possui.

Se você for uma pessoa mais extrovertida, mas não tiver vontade de criar um curso, seria uma boa estratégia gravar vídeos no Youtube para construir a sua audiência e promover produtos como afiliado.

E assim por diante.

Não adianta ter feito dezenas de cursos e conhecer tudo sobre marketing digital se não estiver colocando em prática o que aprendeu.

Por isso, caso já tenha comprado vários cursos, PARE DE COMPRAR outros cursos e MÃOS À OBRA!

 

Parei de desistir na primeira barreira

 

Ja tentei uma vez

Por mais que você siga o passo a passo, por mais que planeje exatamente o que irá fazer e por mais que ache que fez tudo certo, ainda sim surgirão obstáculos na sua frente.

Acostume-se porque isto faz parte da vida!

Infelizmente, a grande maioria desiste quando não consegue na primeira ou segunda tentativa e se limita a reclamar, dizendo que não funciona, que é muito difícil, que aquilo é mentira etc.

Voltando um pouco na História, se o Thomas Edison (inventor da lâmpada) não tivesse tentado 10.000 vezes até chegar ao produto final, provavelmente, ainda estaríamos dependendo da luz de vela para iluminar a casa durante as noites.

Eu mesmo perdi a conta de quantos projetos comecei com aquela empolgação e acabei abandonando tão rápido quanto comecei porque as coisas não caminharam da maneira que esperava logo no início.

Hoje, vejo que todos aqueles projetos tinham um enorme potencial, mas não geraram um único centavo porque não fui persistente o suficiente.

Por isso, não se deixe abalar na primeira barreira e vá confiante até o fim!

A maioria irá desistir no meio caminho e você será um dos poucos a cruzar a linha de chegada.

 

Parei de complicar e comecei a simplificar

 

Voce que complica

Eu sempre fui perfeccionista (apesar de soar clichê) e extremamente detalhista com tudo. Nas apresentações de PowerPoint, se uma imagem estiver desalinhada ou se uma palavra tiver a fonte diferente das demais, percebo na hora.

Acho que não tenho nenhuma síndrome, mas sou realmente muito exigente com a qualidade final de qualquer projeto.

Isto é bom porque garanto que não sairá nenhum trabalho porco das minhas mãos, mas também é ruim porque o excesso de detalhismo prejudica a rapidez com que termino cada projeto.

A solução foi encontrar o equilíbrio entre o porco e o perfeito.

Hoje, gasto mais tempo em atividades de maior importância em um projeto (por exemplo, conteúdo, otimização do site etc) e o restante vou melhorando aos poucos.

Baseado na minha experiência, posso garantir que você não precisa ter o site mais bonito do Brasil ou o vídeo mais profissional de todos para ter ótimos rendimentos.

Não complique, apenas faça!

 

Parei de pensar como um funcionário e comecei a pensar como um empreendedor

Quem manda aqui sou eu

Existem algumas características típicas de um funcionário:

1) Cumpre horários fixos;

2) Finge que está trabalhando quando não tem nada para fazer;

3) Depende do chefe para tomar decisões importantes.

Eu sempre fui muito disciplinado, então nunca tive problemas em trabalhar de casa, de pijama e me concentrar nas tarefas que precisava realizar.

Acho que a parte mais difícil para um iniciante no empreendedorismo digital é tomar as próprias decisões porque nem sempre você terá todas as informações que gostaria de ter e, no final, isto irá impactar diretamente o seu bolso, seja para o bem ou para o mal.

Muitas vezes, você terá que seguir a sua intuição, sem ter um chefe do lado dizendo o que deve fazer em cada momento.

A minha maior dificuldade foi tomar estas decisões de maneira rápida porque eu já havia desperdiçado muito dinheiro com cursos ruins e projetos abandonados, ainda não ganhava uma renda significativa e não queria perder mais dinheiro.

Tomar uma decisão arriscada na empresa é uma coisa (no máximo, você perde o emprego), agora fazer isso colocando em risco o seu patrimônio pessoal é algo totalmente diferente.

É aqui que entra o espírito empreendedor: Você precisa aceitar riscos, controlar este risco para minimizar as perdas, se levantar quando tiver feito a escolha errada e traçar o plano para a próxima tentativa o quanto antes.

Foi justamente esta mudança de mentalidade e comportamento que fez uma enorme diferença na evolução dos meus negócios.

Quando você se sentir confortável em passar por este ciclo, aí sim estará pronto para realmente ter sucesso como um empreendedor.

Lembre-se: Você é a PEÇA-CHAVE do seu negócio e cabe a você se manter firme e decidir cada passo que deseja seguir, seja na vitória ou na derrota.

Você está pronto para assumir esta responsabilidade?

 

 

Imagens: freedigitalphotos.net

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