5 pecados financeiros que você deve evitar

By | June 5, 2012

Muitas pessoas acham que um bom salário é suficiente para ficar rico porém, o que mais impacta e define se você terá um futuro financeiro tranquilo são as suas atitudes.

Veja abaixo 5 pecados financeiros que você deve evitar:

Não valorizar cada centavo que ganha

No artigo Quero meu 1 centavo de troco!, abordei um tema que me revolta bastante: Os arrendondamentos de preço que alguns estabelecimentos fazem e que geram prejuízo aos consumidores (os famosos R$1,99 ou R$2,02).

Ninguém se importa porque não vale a pena brigar por 1 ou 2 centavos, mas isso está errado. Enquanto nós deixamos de valorizar esses centavos, os donos dos estabelecimentos estão rindo à toa embolsando um ótimo lucro às nossas custas.

Se você trabalha duro para conseguir o seu dinheiro, cada centavo deve ser valorizado.

Aceitar o primeiro preço que lhe oferecem

Em qualquer compra que você vá fazer, é importante pesquisar preços e negociar, pois o primeiro preço que lhe oferecem é sempre um ótimo negócio ao vendedor e não ao comprador.

É claro que há ocasiões em que não é possível negociar como, por exemplo, em restaurantes, supermercados etc; porém, há muitas outras situações em que barganhar pode resultar em ótimos negócios.

Toda empresa procura fazer mais gastando menos. Isso não deveria ser diferente quando o assunto é o seu dinheiro.

Achar que a vida é hoje e o amanhã a Deus pertence

“Deixar a vida me levar”, definitivamente, não é a postura de alguém que quer ficar rico.

Concordo que não é saudável deixar de viver o presente olhando apenas para o futuro, mas isso não quer dizer que para curtir a vida, você tenha que comprometer o seu futuro financeiro.

Por isso, é importante que você encontre o seu ponto de equilíbrio em que será possível viver hoje e juntar dinheiro para o amanhã. Recomendo a leitura do artigo Viver ou juntar dinheiro?.

Poupar dinheiro com a mesma disciplina que mantém uma dieta

Todo mundo conhece a velha história da dieta: “Amanhã juro que começo e vou levar a sério”. Após algumas semanas, eis que a tentação fala mais alto e a dieta vai por água abaixo de novo.

Infelizmente, a maior parte das pessoas tem o mesmo comportamento quando o assunto é poupar dinheiro. No início é sempre empolgante, mas com o tempo você perde aquela motivação e acaba gastando mais do que deveria.

Se você sonha em ter um futuro financeiro mais tranquilo, a disciplina para poupar dinheiro é fundamental.

Não se educar financeiramente

Como muitos dizem, o conhecimento é o maior bem que uma pessoa pode ter e a falta dele pode resultar em péssimas escolhas e prejuízos dolorosos.

Por isso, por mais que o assunto seja difícil, é importante estudar um pouco sobre finanças se você quiser administrar melhor os seus recursos. Leia livros, vá à palestras e se eduque financeiramente.

Contar com a ajuda de um especialista do seu banco também é válido, mas lembre-se: Como qualquer funcionário, ele tem metas de vendas para cumprir e, por isso, as suas recomendações quase sempre se limitam ao que o banco oferece, o que não quer dizer que seja o melhor que você pode ter.

 

Foto: FreeDigitalPhotos.net

 

One thought on “5 pecados financeiros que você deve evitar

  1. Aline Higa

    Minha família me chama de doida porque fico pedindo meus centavos de troco. Até que enfim encontrei pessoas aqui que compartilham da minha idéia.
    Como vc disse: De valor ao seu trabalho!!
    Pois nunca vi nos EUA, Europa e Japao darem troco faltando 1 cent,nem 1 yen.
    Aqui as pessoas falam: posso ficar te devendo 5, 10,até 20centavos ?
    Aí eu falo nao. Entao passo cartao. E as pessoas ainda acham ruim, parece que elas estao fazendo um favor em nos atender bem, como se isso nao fosse uma obrigaçao!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *