6 defeitos que você não deve falar em uma entrevista

By | July 2, 2012

Um dos momentos mais temidos pelos candidatos à uma vaga de emprego é quando o entrevistador pede para falar sobre os seus defeitos. É muito difícil revelar as suas fraquezas, pois você quer provar que é a pessoa certa para a vaga e, para isso, tende a enfatizar as suas qualidades.

Contudo, é muito importante que você faça esta reflexão e vá preparado, pois é uma pergunta obrigatória em qualquer entrevista.

Não existe uma regra ou receita para responder bem à esta questão, pois depende de muitos fatores como, por exemplo, as características da vaga, o tipo de pessoa que o empregador procura, o que ele valoriza etc.

Mesmo assim, há algumas respostas que, na minha opinião, são gravíssimas em qualquer ocasião e que não causariam uma boa impressão.

Veja abaixo os 6 defeitos que você não deve falar em uma entrevista:

1. Eu sou perfeccionista

Esse é o maior de todos os clichês e é consenso que os entrevistadores não aguentam mais ouvir esta resposta. Você até pode ser perfeccionista, mas esse discurso é tão rotineiro que é mais provável que cause uma má impressão.

Uma alternativa seria dizer que, às vezes, você se apega excessivamente aos detalhes e que precisa de uma ajuda para não comprometer o prazo da entrega. Na minha opinião, isso é mais “agradável” de se ouvir.

2. Eu sou ansioso(a)

Essa é outra resposta que virou clichê nas entrevistas (talvez por ser um defeito não tão negativo). Imagine um recrutador escutando 20 candidatos que dizem ter como defeito a ansiedade. Aquele que mencionar outro ponto e desenvolver bem o discurso estará se diferenciando dos demais.

3. Eu sou preguiçoso(a)

Sinceridade na entrevista é importante, mas não exagere! Você contrataria alguém que diz ser preguiçoso(a)?

As empresas buscam pessoas que possam renovar as equipes e trazer novas energias. Por isso, cuidado para não parecer que lhe falta motivação para a vaga.

4. Não sei trabalhar em equipe

O futebol nos ensina muito nesse ponto: Não adianta nada ter uma equipe cheia de talentos se eles não souberem trabalhar em conjunto.

Por mais brilhante que você seja, sempre precisará da ajuda de alguém, principalmente, em empresas de grande porte. Por isso, não saber trabalhar em equipe é algo gravíssimo e, dificilmente, um entrevistador irá olhar com bons olhos.

5. Não sei ouvir críticas

Dizer isso demonstra falta de maturidade para aceitar sugestões e reconhecer quando errou ou fez um trabalho abaixo da expectativa.

Não é nada fácil, mas é importante que todo profissional saiba ouvir críticas, pois só assim ele conseguirá enxergar onde pode melhorar e amadurecer.

6. Não tenho defeitos

Essa é a pior resposta de todas e você nunca deve falar em uma entrevista. Todos nós temos defeitos e pontos que podem ser melhorados. Dizer que você é perfeito mostra prepotência e falta de autoconhecimento.

 

Foto: FreeDigitalPhotos.net

 

2 thoughts on “6 defeitos que você não deve falar em uma entrevista

  1. Andre

    Byong Kang, Quais defeitos seriam mais aceitáveis então(deixando de lado que cada um é diferente do outro)?
    Sempre tive essa dúvida e o que sempre recomendam é ansiedade mesmo.

    Reply
    1. Byong Kang

      Olá Andre,

      Acho que depende muito da vaga para a qual você está se candidatando. Por exemplo, se for uma vaga de Planejamento, não seria adequado falar que o seu defeito é ser um pouco desorganizado. Isso é crucial para a área. Agora, dizer que tem dificuldades para falar em público já não seria tão grave na minha opinião, dada as características da área. Se fosse uma área de Vendas, aí você não poderia falar isso.

      Cada caso será diferente. As respostas “prontas” que todos usam fazem de você apenas mais um no meio dos candidatos. Por isso, é importante pensar nas características da vaga e analisar qual defeito não seria algo tão grave a ponto de comprometer o trabalho.

      Abraço!

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *