6 maneiras de economizar água em casa

By | April 17, 2012

A economia de água está mais ligada ao consumo consciente e sustentabilidade do que ao aspecto financeiro, porém não podemos esquecer da sua relação com as finanças pessoais, pois consumir mal implica gastar mal.

Veja abaixo 6 maneiras de economizar água em casa:

1. Mantenha a torneira fechada enquanto você:

  • Escova os dentes;
  • Faz a barba;
  • Ensaboa a louça.

Deixar a torneira aberta continuamente por 3 minutos gera um gasto de 18 litros de água, segundo a CAESB (Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal). Se você abrir e fechar a torneira na medida em que for necessário, poderá economizar até 16 litros !

2. Não enrole no banho

Isso é algo que escutamos desde criança e, dependendo da pessoa, é um costume muito difícil de mudar, pois o banho representa um momento de relaxamento e alívio do stress. Em um banho de 20 minutos, gasta-se em torno de 120 litros de água.

Se você não abre mão de um banho mais longo, uma solução para gastar menos água seria utilizar a banheira, caso tenha na sua casa. Assim, você pode enrolar por várias horas gastando uma quantidade fixa de água.

3. Conserte vazamentos e feche bem as torneiras

Você já deve ter escutado a expressão “De grão em grão a galinha enche o papo”. Isso se aplica também no caso de vazamentos em torneiras e canos. O que, à principio, não parece ser nada demais, pode esconder um desperdício enorme de água ao longo do tempo.

Uma torneira pingando desperdiça 46 litros de água por dia. Por isso, é importante sempre checar se a torneira está completamente fechada e fazer os reparos necessários caso haja algum tipo de vazamento.

4. Instale um vaso sanitário econômico

Um grande vilão do desperdício de água é o vaso sanitário com válvula de descarga (aquele que você aperta o quanto quiser), podendo-se gastar até 15 litros. Dê preferência àqueles que funcionam com uma caixa d´água e que são considerados econômicos. Eles consomem 50% menos água do que os tradicionais.

5. Não utilize a mangueira como se fosse uma vassoura

“Varrer” o chão com a mangueira é uma das piores formas de desperdiçar água, podendo-se gastar até 120 litros. A melhor forma de economizar, neste caso, é usar primeiro a vassoura para tirar o excesso de sujeira e só depois limpar com água.

Caso tenha funcionários com esse mau hábito, vale a pena investir em um treinamento e conscientização.

6. Veja a previsão do tempo antes de lavar o carro

Muitos dizem que para economizar água lavando o carro, é necessário trocar a mangueira pelo balde d´água. Eu prefiro dar uma  dica mais sábia: Verifique se irá chover no dia seguinte ou durante a semana. Assim, você evita o trabalho e o desperdício de água.

 

Foto: stock.xchng

 

2 thoughts on “6 maneiras de economizar água em casa

    1. Byong Kang

      Que bom Liviane! =)

      Se tiver alguma sugestão de artigo, é só me avisar!

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *