9 dicas para reduzir a conta de luz

By | May 28, 2012

O desperdicio de energia elétrica acontece a todo momento e, muitas vezes, nem percebemos o gasto desnecessário que temos no dia a dia. Pequenas mudanças de hábito são suficientes para evitar isso.

Veja abaixo 9 dicas para reduzir a sua conta de luz:

1. Não deixe a TV ligada à toa

Confesso que, por várias vezes, já deixei a TV da sala ligada enquanto eu estava no quarto. Isso gera muito desperdício de energia e dinheiro.

Por isso, tente evitar ao máximo esse mau hábito e desligue a TV se não estiver assistindo.

2. Desligue a luz em cômodos vazios

Todos nós já tivemos aquela preguiça de sair do sofá para desligar a luz da cozinha ou do quarto. Apesar de ser muito penoso (rs), esse esforço é necessário se você quiser reduzir a conta de luz.

Além disso, antes de sair de casa, sempre confira se todas as luzes estão desligadas.

3. Utilize lâmpadas fluorescentes

As lâmpadas fluorescentes iluminam mais e podem reduzir o consumo de energia em até 80% se comparadas às comuns. Por isso, vale a pena comprar estas lâmpadas, pois você faz uma ótima economia com pouco esforço.

4. Não deixe a porta da geladeira aberta por muito tempo

Calma, não estou dizendo que você não possa abrir a geladeira! Apenas quero alertar que ao deixar a porta aberta por muito tempo, mais frio “escapa” e isso exige um consumo maior de energia para refrigerar novamente.

Por isso, seja breve e sempre verifique se você fechou a porta da geladeira corretamente.

5. Retire o micro-ondas da tomada

O micro-ondas é um dos maiores vilões da conta de luz porque ele gasta muita energia mesmo quando não está esquentando a sua comida. A maioria nem percebe o desperdício de energia que se tem ao deixar o micro-ondas ligado na tomada o dia inteiro mostrando o relógio.

Se você usa apenas algumas vezes durante a semana, é melhor retirá-lo da tomada e ligar somente quando for necessário.

6. Desligue o computador se não estiver usando

Muitos pessoas deixam o computador ligado dia e noite por mera conveniência, pois não tem paciência para desligar e ligar novamente. Porém, isso gera um gasto que poderia ser evitado.

Se você estiver fazendo download de algum arquivo, desligue o monitor e, no caso de notebook, coloque-o em modo de economia de energia. Isso ajudará bastante a reduzir a conta de luz.

7. Não tome banhos muito longos no chuveiro elétrico

O chuveiro é um outro grande vilão do consumo de energia, principalmente, no inverno quando queremos tomar aquele banho quente e demorado.

Como muitos não abrem mão disso (afinal de contas, nem tudo é dinheiro), uma alternativa seria usar a banheira, caso tenha em casa. Dessa forma, você pode enrolar no banho quente sem gastar tanta energia.

8. Compre eletrodomésticos mais eficientes e econômicos

Uma geladeira velha tende a consumir mais energia com menos eficiência. Por isso, veja se é possível comprar um eletrodoméstico novo pensando no médio prazo, pois há diversos modelos que tem um sistema mais eficiente e econômico, o que se reflete em menor gasto com energia.

9. Pague as contas em dia

Fique atento à data de vencimento da conta de luz e evite as multas por atraso. Pagar a mais por um descuido desses dói bastante no bolso.

 

Foto: FreeDigitalPhotos.net

 

3 thoughts on “9 dicas para reduzir a conta de luz

  1. Diego

    Isso não é questão apenas de $$$ mas sim de preservação do meio ambiente, coisa que até hoje os Seres Humanos não entendem, mesmo com tantas catástrofes que ocorrem!

    Reply
  2. Aline Higa

    Olá !! Vi seus posts na revista VoceSA,faz meses que tinha vontade de ver seu site,mas nunca sobrava tempo.
    Hj li todos seus artigos sobre finanças pessoais.
    Concordo com todos, excelentes dicas.E pratico quase todas.
    Mas confesso que tenho dificuldades em aplicar 2 dicas as de : economia de luz e gastar menos com alimentaçao.
    Sempre faço um orçamento e vejo que gasto muito nesses 2 itens. As vezes acho que é muito sacrificio pra pouca economia nesses 2 quesitos
    Mas temos de nos habituar…um dia chego lá : )

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *