A corrida do ouro digital

By | February 14, 2013

Há algumas semanas, me deparei com este artigo (em inglês) escrito em 2007 que revela uma história muito curiosa e intrigante. É um pouco longo, mas recomendo que leia porque você irá se surpreender!

Fazendo um breve resumo, este artigo fala sobre Kevin Ham, um filho de imigrantes coreanos (conterrâneo meu!) que morava em Vancouver no Canadá. Como qualquer criança asiática, ele teve uma educação bastante rígida e acabou se formando em medicina.

Em meados da década de 90, Kevin descobriu a internet e ficou fascinado pelas oportunidades que existiam e que poucos enxergavam. Naquela época, a internet ainda dava os seus primeiros passos e não havia muitos domínios registrados.

Para quem não conhece muito bem o linguajar digital, um domínio nada mais é do que o endereço que você digita no navegador para entrar numa página. Por exemplo, mundoy.com.br é o domínio deste blog.

A grande sacada de Kevin foi que ele percebeu que muitas pessoas não utilizavam os sites de pesquisa para procurar o que queriam, elas simplesmente digitavam a palavra no navegador e colocavam “.com” no final. Por exemplo, para saber mais sobre Deus, as pessoas iam no Internet Explorer e digitavam “deus.com” para ver o que tinha disponível.

Como poucas pessoas tinham conhecimento e interesse sobre como registrar domínios na internet, Kevin decidiu comprar todos aqueles que ele acreditava ter potencial (inclusive nomes com digitação errada) e, para ganhar dinheiro, ele colocava publicidade nesses domínios.

Final da história: Hoje ele é dono de centenas de milhares de domínios (incluindo God.com e Satan.com) que rendem milhões de dólares todo ano.

Eu gosto de histórias intrigantes, mas a melhor parte está no que vou revelar agora: A internet brasileira está anos-luz atrás da americana. Isto significa que há milhares de domínios que valeriam muito dinheiro nos EUA, mas que ainda se encontram disponíveis no Brasil.

Uma vez que você compra um domínio, ele é seu para sempre. Basta pagar a anuidade, que é muito barata, e pronto.

Estive registrando alguns domínios nessas últimas semanas e quase tive um infarto ao encontrar verdadeiras minas de ouro dando sopa!

Existe um site que calcula o valor de um domínio baseado no seu potencial de mercado. Veja abaixo um domínio que comprei (escondi o nome por motivos óbvios):

Conforme mostrado na imagem acima, se eu for inteligente o suficiente para fazer algo rentável com esse domínio, ele terá um potencial de me render US$137 por dia! Este é apenas um exemplo de tudo o que está “escondido” no mundo digital brasileiro.

A corrida do ouro em Minas Gerais acabou há alguns anos, mas a corrida do ouro digital está apenas começando aqui no Brasil…

 

 

5 thoughts on “A corrida do ouro digital

  1. Jane

    Boa tarde, Byong !

    Descobri seu blog por acaso em uma busca por empregos não tradicionais, aqui na net tem pouquíssimas opções sobre o assunto,e gostei muito da sua matéria, procuro desesperadamente por algo diferente, pois não aguento rotina.
    Você está de parabéns, pois sempre escreve sobre assuntos interessantes e diferenciados, como acima.

    Reply
  2. Jotta Lima

    Olá Byong!

    Gostei muito do post. Gostaria de saber se é possível você passar o link deste site para calcular o valor do domínio.

    Desde já agradeço e parabéns, já estou seguindo seu trabalho.
    Parabéns também pela dica sobre o BoostCTR.

    Reply
  3. Felipe

    Blz Byong, como procurar por domínios disponíveis e qual site faz o cálculo?

    Obrigado.

    Reply
    1. Byong Kang Post author

      Olá Felipe!

      Não se preocupe com esse cálculo, percebi que é besteira. Os domínios de valor são domínios exatos que tem bastante busca no Google. É só olhar isso no Keyword Planner e ver a disponibilidade no Registro.br ou UOLhost.

      Abraço!

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *