Como a internet está mudando a educação

By | April 26, 2012

Ninguém pode negar que a internet tem mudado muito a nossa forma de interagir com as pessoas e de compartilhar experiências. E isso não poderia ser diferente quando o assunto é educação.

Cada vez mais, os métodos tradicionais de ensino tem sido desafiados por soluções inovadoras e democráticas.

Veja abaixo algumas das iniciativas que existem no mundo e que tem chamado a atenção de milhões de pessoas:

Khan Academy

Tudo começou quando Salman Khan tentava ensinar matemática à prima adolescente. Por viverem muito longe entre si, ele gravava e postava os vídeos das suas aulas no YouTube.

Este foi o início da criação da Khan Academy, que tem como objetivo dar educação de qualidade à todas as crianças sem cobrar nada.

No seu site, Khan disponibiliza mais de 3100 vídeos ensinando diversas matérias como matemática, física, história entre outros. Seu método de ensino atrai estudantes de todo o mundo, pois as suas aulas são muito completas sem serem maçantes.

Mas ele é confiável? Bem…Khan é formado em Matemática, Engenharia Elétrica e Ciência da Computação na Massachusetts Institute of Technology (MIT) e tem MBA na Harvard Business School. Parece que é confiável sim.

Clique aqui e conheça essa ótima escola!

Coursera

Criado em 2011 por dois professores de ciência da computação da universidade americana Stanford, o Coursera tem como objetivo democratizar a educação de qualidade, tornando-a acessível à milhões de pessoas de maneira gratuita.

Os cursos disponíveis são dos mais variados assuntos: Matemática, Ciências Sociais, Economia, Administração, Ciência da Computação etc.

O melhor de tudo isso é que são os cursos lecionados nas melhores universidades do mundo como a Princeton, Stanford e Michigan.

Recomendo fortemente a darem uma olhada! Clique aqui e confira.

Skillshare

Esta plataforma é um exemplo claro da tendência que vivemos hoje: A sociedade colaborativa ganha mais relevância na criação e disseminação do conhecimento.

A proposta do Skillshare é reunir as pessoas que querem aprender ou ensinar algo e permitir que essa troca de conhecimento aconteça por meio de aulas presenciais. Isso mesmo! Não são cursos online.

Os usuários podem aprender diversos assuntos por um preço muito baixo, que vão desde a culinária até o empreendedorismo. No final do curso, todos os participantes podem postar seus comentários no site, o que é ótimo para avaliar a qualidade do educador.

Infelizmente, este serviço ainda não está disponível no Brasil. É uma boa idéia de startup para jovens empreendedores. Clique aqui e conheça mais sobre o Skillshare.

 

Para finalizar, clique aqui e veja um infográfico (em inglês) que mostra a influência da internet na educação nos EUA. Provavelmente, o Brasil tende a seguir o mesmo caminho.

 

Foto: stock.xchng / Reprodução 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *