Como eu escrevo textos que convertem um visitante em um comprador

Copy Perfeita…

Textos que convertem

Na minha opinião, Copywriting, redação persuasiva, os textos que convertem visitante em comprador, é um dos maiores pontos fracos dos empreendedores digitais aqui no Brasil porque a maioria adota o mesmo discurso de “Compre! Compre! É o melhor produto do mundo!” e acaba esquecendo que o processo de venda requer um trabalho psicológico intenso, mas invisível aos olhos dos leigos.

Acho que ao vivo não consegui responder com todos os detalhes que gostaria, então decidi publicar este artigo para explicar todas as técnicas de persuasão que utilizo para escrever os textos nos meus sites e converter um visitante em um comprador.

Sim! É isso mesmo que você leu!

Um bom texto que realmente converte não é escrito de qualquer maneira. Tudo tem um motivo por trás, desde a seleção das palavras até a linha lógica dos parágrafos.

Pode parecer um pouco complicado no início, mas depois que você entende o conceito e pratica bastante, a consequência natural é desenvolver esta habilidade na escrita.

Digo isso por experiência própria e, acredite ou não, eu nunca fui bom em redação durante todos os meus anos na escola!

 

Como eu desenvolvi a habilidade de escrita

 

Defesa contra ataquesProvavelmente, você vai achar a minha experiência um tanto inusitada, mas a verdade é que não aprendi a escrever bem fazendo um curso de redação ou lendo livros, como a maioria recomenda.

No meu caso, desenvolvi esta habilidade depois de tomar muita PORRADA no trabalho ou, em outras palavras, depois de segurar muita batata quente nas minhas mãos!

Não sei qual é a sua experiência no mundo corporativo, mas uma situação que acontece com bastante frequência é a troca de culpas para justificar algum erro ou atraso em um projeto.

Raramente, presenciei alguém batendo no peito e assumindo a responsabilidade, a vasta maioria achava algum motivo para jogar a culpa no outro e uma das maiores armas utilizadas para atacar alguém era o conteúdo dos emails trocados entre as partes.

Foi aí que percebi que um email mal escrito era uma excelente arma que poderia ser usada contra você.

Não quero te assustar, mas esta era a realidade do meu ambiente de trabalho e foi para me defender de possíveis ataques que comecei a escrever textos extremamente detalhados e bem arquitetados.

Dessa maneira, eu não deixava nenhuma brecha e evitava qualquer retaliação (parece que estou narrando um filme de guerra!).

Apesar de não ter nenhuma saudade do trabalho no banco, sou grato pelos momentos que vivi porque foram essenciais para desenvolver diversas habilidades que tenho hoje.

É como dizem: Nós apenas somos o que somos hoje por tudo o que já passamos.

 

Os elementos de um texto persuasivo (Copywriting)

 

Texto persuasivoPrimeiramente, quero deixar claro que tudo o que vou compartilhar aqui é baseado na minha experiência aprendendo com algumas pessoas bem sucedidas e adaptando de acordo com as minhas necessidades.

Por esse motivo, não considere as minhas dicas como uma regra cravada na pedra porque o processo de persuasão não se resume à uma única fórmula, a realidade é que existem diversas maneiras para transformar um visitante em um comprador.

Há 1 ano, quando eu ainda estava tentando aplicar várias estratégias ao mesmo tempo, acabei conhecendo o trabalho de Jon Benson, um mestre na arte da conversão e considerado como o pioneiro na utilização de video sales letters (vídeo de vendas ou carta de vendas) no formato de PowerPoint em páginas de vendas.

Não conheço todos os detalhes desta história, então se quiser saber mais informações, pesquise no Google.

Durante um webinário que participei, ele falou sobre os 5 elementos que um vídeo de vendas de alta performance deveria ter:

1) The Snap Suggestion (Interrupção do padrão)

2) The Vital Connection (Conexão com a pessoa)

3) The Big Problem (O grande problema)

4) The Bigger Solution (A solução ainda maior)

5) The Grand Offer (A grande oferta)

Este é o modelo utilizado por diversos empreendedores digitais de sucesso que faturam milhões de dólares no exterior. No Brasil, já vi algumas pessoas usarem esse formato e acredito que a tendência é se popularizar ainda mais.

Não é a minha intenção entrar nos mínimos detalhes de cada item, mas vou explicar como utilizo cada elemento nos meus textos.

Observação: Repare que esta fórmula é utilizada para criar vídeos de vendas (que costumam ser mais longos), mas é possível adaptá-la para criar textos curtos bastante eficientes.

 

1) The Snap Suggestion

Quebra do padraoA ideia por trás deste conceito é surpreender o visitante com algo totalmente inesperado e fora do padrão.

O motivo é simples: Quando você é “desafiado” com uma coisa estranha ou diferente do habitual, a sua concentração aumenta rapidamente e a tendência é prestar mais atenção.

Imagine uma mesa de jantar com dezenas de pessoas conversando e, de repente, você bate a colher no copo várias vezes até que todos olhem para a sua direção.

Isto é o que chamamos de interrupção do padrão e é neste momento que a sua audiência está focada em ouvir o que você tem a dizer.

Lembre-se: A distração é um dos maiores inimigos da conversão, por isso é extremamente importante estimular o leitor a prestar atenção em você o mais rápido possível.

O mais incrível é que essa técnica funciona em qualquer nicho e eu utilizo em praticamente todos os meus sites, inclusive aqui no Mundo Y!

Para entender melhor este conceito, veja como comecei o texto na Página Inicial.

 

2) The Vital Connection

Conexao com pessoasExiste um sentimento muito poderoso que é capaz de tornar um completo estranho no seu melhor amigo: a empatia.

A definição da palavra ‘empatia’ é a capacidade de compreender o sentimento de uma outra pessoa imaginando-se na mesma situação.

Quando você escreve um texto abordando exatamente as angústias e frustrações de um determinado público-alvo, o resultado natural é criar uma conexão forte entre as partes.

Repare que as pessoas gostam de participar de comunidades onde elas sentem que são compreendidas. É justamente esse laço emocional que quebra qualquer rejeição ou desconfiança no primeiro contato.

Ex-obesos inspiram atuais obesos mostrando a sua trajetória rumo ao emagrecimento e à uma vida mais saudável.

Ex-fumantes inspiram atuais fumantes revelando como pararam com esse vício e melhoraram a saúde e bem-estar.

Nos meus sites de nicho, eu motivo as pessoas provando que atingir os seus objetivos é mais fácil do que imaginam desde que se tenha o conhecimento certo.

No meu blog, eu inspiro as pessoas que querem finalmente largar um emprego para criar o próprio negócio digital e ter mais liberdade.

Como eu crio essa conexão?

Contando a minha história, mostrando os erros que cometi, as frustrações que vivi, os acertos que foram decisivos para dar a volta por cima etc; e tudo isso com total transparência, sem maquiar as informações ou fingir ser melhor do que realmente sou.

O ser humano aprecia esse tipo de atitude e é justamente este sentimento que você precisa despertar nos seus visitantes.

A sua experiência juntamente com a transparência criam um laço muito forte com os seus seguidores.

 

3) The Big Problem

O grande problemaDepois de atrair a atenção e quebrar aquele sentimento inicial de desconfiança, a próxima etapa é mostrar qual é o problema que está impedindo o seu público de atingir os seus objetivos, seja emagrecer, ganhar dinheiro, comprar algum produto etc.

Um fato curioso é que existe um padrão de comportamento que separa as pessoas que ainda não atingiram um determinado objetivo daquelas que já obtiveram sucesso.

A diferença entre esses grupos pode ser chamada de “o grande problema”.

Uma vez que este problema é exposto e resolvido adquirindo-se o conhecimento adequado, a pessoa consegue alcançar as suas metas.

Por exemplo, um grande problema no nicho de emagrecimento é acreditar que a única maneira de perder peso é comendo apenas salada nas refeições ou seguindo alguma dieta maluca.

No nicho de internet marketing, um grande problema que vejo é a vontade descontrolada de tentar fazer tudo ao mesmo tempo e acompanhar todo mundo sem qualquer critério.

O resultado disso é que você recebe ofertas de cursos toda semana, tem uma enorme bagagem de informação e fica totalmente perdido, sem saber o que fazer e por onde começar.

Eu fico feliz quando recebo emails dizendo: “Cara, é assim mesmo que estou! Obrigado por me abrir os olhos!”.

Quando você expõe esse grande problema e a sua audiência se torna consciente de que precisa resolvê-la para dar o próximo passo, a consequência natural é que você se torna uma fonte confiável de informação e as pessoas ficam ansiosas para ouvir as suas recomendações.

É neste momento que você começa a “esquentar” o seu tráfego e transforma um visitante que “caiu de paraquedas” no seu site (cold traffic) em um potencial comprador (warm traffic).

 

4) The Bigger Solution

A grande solucaoMuitas pessoas pulam esta etapa e já começam a falar sobre o produto que querem vender, mas este é um erro fatal porque a sua audiência ainda não está pronta para tomar uma decisão tão importante que impacta o seu bolso.

A confiança já lhe foi dada, então o tiro mais certeiro agora é reforçar ainda mais que você está disposto a ajudar mostrando qual é o caminho que vai levá-los do ponto A até alcançar o ponto B.

Esta é a solução que vai resolver o grande problema.

Por exemplo, no nicho de emagrecimento, a solução não é passar fome ou comer apenas bolacha de água e sal para perder peso. A grande solução é conhecer corretamente a propriedade dos alimentos para preparar refeições saborosas, nutritivas e que geram maior saciedade.

Dessa maneira, você não sentirá a necessidade de fazer os famosos lanchinhos, que costumam ser ricos em sódio ou açúcares, e o emagrecimento acontecerá naturalmente, sem dor ou sofrimento.

No nicho de internet marketing, uma das grandes soluções que insisto em dizer aqui no blog é que você deve focar em uma única estratégia, persistir até obter resultados e acompanhar somente as pessoas que geram resultados excepcionais aplicando a estratégia que ensinam.

Assim, você não irá se distrair com os teóricos e os diversos cursos que surgem toda hora e terá acesso à uma informação muito mais precisa de pessoas que realmente fazem acontecer na vida real.

Note que, nesta etapa, a pessoa já tem um cenário mais claro da barreira que está à sua frente e do que precisa para quebrá-la.

O próximo passo é revelar como fazer isso e indicar o caminho mais curto e eficiente para que ela atinja os seus objetivos.

 

5) The Grand Offer

A grande ofertaNo caso de um produtor, a última etapa consiste em explicar, nos mínimos detalhes, tudo aquilo que a pessoa irá aprender e a transformação que ela poderá vivenciar caso adquira “a grande oferta”, que é um produto que irá resolver o problema de maneira mais rápida.

O objetivo aqui é mostrar que o preço do produto é praticamente irrelevante frente aos seus inúmeros benefícios.

No caso de um afiliado, você pode dar uma breve explicação sobre o conteúdo e as características do produto e estimular o visitante a clicar no seu link de afiliado para saber mais informações.

O objetivo aqui não é estragar a surpresa, e sim deixá-lo mais curioso e afobado para descobrir que produto é esse que irá resolver exatamente o problema que ele estava sofrendo.

Nesta etapa, o seu tráfego já está aquecido, ou seja, um visitante está mais propenso a gastar dinheiro para adquirir um determinado produto. Por isso, o seu papel como afiliado é facilitar o acesso à página de vendas, colocando o link de afiliado em posições estratégicas como:

– Abaixo de um vídeo;

– No final do texto;

– Em uma imagem com o símbolo de “play” de um vídeo.

Estas são algumas das estratégias que eu utilizo para aumentar o número de cliques e jogar a bola para o produtor!

 

Nada na vida é por acaso

Eu vou finalizar este post compartilhando uma frase curiosa que um ex-chefe me contou para passar uma lição importante.

Se você encontrar uma tartaruga no topo de uma árvore, não banque o herói e deixe-a exatamente onde está porque existe um motivo para ela estar lá. Você pode não entender o por quê, mas tudo na vida tem um motivo por trás“.

Espero que, depois de ler este longo post, você tenha entendido que nada na vida é por acaso.

As pessoas que alcançam resultados expressivos no internet marketing estruturam muito bem cada pedacinho do seu negócio, detalhes esses que passam despercebidos aos olhos dos menos atenciosos.

Por isso, se você também quiser atingir tais resultados, não faça algo apenas por fazer, planeje muito bem cada etapa do seu trabalho e sempre se pergunte: Por que?

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