Como reter jovens talentos ?

By | April 23, 2012

Esse tem sido um tema frequente de discussão entre os profissionais de recursos humanos, pois muitas empresas e líderes ainda não sabem exatamente como gerenciar essa nova força de trabalho. Isso se reflete em alta rotatividade e prejuízo às empresas.

Veja abaixo o que é necessário, na minha opinião, para reter jovens talentos:

Dê a eles um líder que os inspiram.

Acredito que muitos já ouviram a expressão “Liderança pelo exemplo”. É exatamente isso que os jovens esperam dos seus chefes.

O líder da equipe sempre será uma referência para a cultura da empresa, o ambiente de trabalho, os valores humanos etc. A ausência de um líder que os inspiram tem um peso enorme na decisão de um jovem de mudar de área ou mesmo sair da empresa.

Atribua funções em que possam exercer o seu potencial.

Uma mente brilhante limitada por uma função engessada é a combinação certa para a desmotivação e a eventual perda desse jovem talento.

Por isso, é essencial que o gestor tenha a sensibilidade de colocar a pessoa certa no lugar certo.

Alinhe os interesses e expectativas.

É muito importante que as “regras do jogo” sejam claras e que atendam os interesses e expectativas de ambas as partes.

Mudar as regras no meio do jogo é até compreensível em algumas situações como crise econômica, mudanças estruturais na empresa etc.

Porém, quando se mudam as regras no final do jogo e prejudicam o jovem talento, é bastante provável que, em breve, ele vá sair mais cedo para uma consulta médica.

Reconheça as conquistas no tempo certo e na medida certa.

Assim como a expectativa e a cobrança por resultados é maior nos tempos atuais, é natural que os jovens também queiram que o reconhecimento venha na mesma proporção.

A minha opinião é que o reconhecimento deve vir no tempo certo e na medida certa.

Se vier muito tarde, a sensação de meritocracia deixa de existir e o sentimento que prevalece é de que um ‘gap’ foi preenchido. Se não for compatível com a performance, o reconhecimento perde o sentido da palavra.

Por isso, é importante que a empresa tenha métodos claros e eficientes de reconhecimento e o gestor, a habilidade de utilizá-los com transparência e sensatez.

Seja transparente, sempre !   

Por falar em transparência, isso é uma das coisas que os jovens mais esperam e valorizam em uma relação profissional. Discursos corporativos que maqueiam a realidade são rapidamente notados e acarretam em perda de credibilidade.

Independentemente da notícia ser boa ou ruim, os jovens apreciam quando a sinceridade prevalece. Por isso, seja transparente, sempre !

 

Foto: Dreamstime

 

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