Como se comportar em uma entrevista de demissão

By | July 11, 2012

Depois de algum tempo procurando outro trabalho, eis que finalmente chega o seu dia de “assumir novos desafios” (clichê nas despedidas). Antes de tomar qualquer atitude precipitada, veja abaixo alguns cuidados que você deve ter em uma entrevista de demissão:

Não deixe o seu lado emocional falar mais alto do que o racional

Muitas pessoas perdem o controle nesse momento e acabam falando demais. Você até pode estar certo, mas dependendo da forma como você expõe as suas críticas, poderá perder a razão na conversa.

Por isso, apesar de ser algo muito difícil (e eu sei como é!), controle o seu lado emocional e concentre o seu discurso pontuando os motivos de forma racional.

Não aponte culpados ou desafetos

É importante dizer, de uma forma mais ampla, os motivos que o levaram a pedir demissão. Não fique apontando culpados e citando nomes de desafetos.

Por exemplo, se você não teve uma boa relação com os colegas, prefira dizer que o ambiente de trabalho não lhe agradou. Se você não foi com a cara do chefe, é mais “elegante” dizer que não houve afinidade com o gestor.

Faça críticas construtivas

O objetivo principal de uma entrevista de demissão é identificar possíveis falhas dentro da organização e tomar as ações corretivas.

Por isso, é essencial que diga, de maneira ética e justa, tudo aquilo que você acha que poderia melhorar, seja o ambiente de trabalho, o relacionamento com o chefe, as políticas de reconhecimento etc.

Na minha opinião, omitir críticas construtivas pelo medo de “queimar o filme” é péssimo para a empresa, pois os problemas continuarão a existir e haverá a falsa sensação de que tudo está indo muito bem (infelizmente, isso acontece muito).

Mas por que tanto cuidado?  

Antes de você querer chutar o balde, lembre-se: O mundo dá voltas e, por isso, preservar a sua imagem é fundamental. Não estou dizendo que deva viver em função do que as pessoas dizem sobre você (ficaríamos malucos!), mas isso não tira a importância de deixar uma boa última impressão.

 

Foto: FreeDigitalPhotos.net

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *