Como utilizar melhor o cartão de crédito

By | May 15, 2012

Diversas pessoas afirmam que se livraram das dívidas cortando o cartão de crédito e pagando as compras somente à vista.

Concordo que se for mal utilizado, o cartão de crédito pode causar um rombo enorme no seu bolso porém, discordo da visão que para ter uma vida financeira saudável, é necessário pagar as despesas apenas à vista (ou no cartão de débito).

Veja abaixo algumas dicas de como utilizo o cartão de crédito a meu favor:

Se a loja não oferece desconto no pagamento à vista, uso o cartão de crédito

Acho que todo mundo já deu aquela tradicional choradinha para ganhar um desconto pagando à vista. Porém, muitas atendentes costumam dizer: “Esse preço já é promocional, não tem como dar desconto”.

Neste caso, faço questão de pagar com o cartão de crédito e pergunto se é possível parcelar sem juros. Por exemplo, se o vendedor disser que posso pagar o mesmo valor em até 3x sem juros, pago nessas condições.

O motivo é simples: Para que vou pagar as compras à vista se não ganho nenhum benefício por isso? Quando o valor das compras é o mesmo pagando à vista ou parcelado, a segunda opção é mais vantajosa ao consumidor.

Concentro a maior parte dos gastos no cartão de crédito

Eu pago quase tudo no cartão de crédito (quando não dão desconto à vista) por 2 motivos:

1. Posso ganhar juros sobre os meus gastos

A lógica é a seguinte: Invisto o dinheiro na poupança ou CDB e compro tudo que for possível com o cartão de crédito, desde as compras no supermercado até o sorvete na padaria.

No mês seguinte, retiro do investimento, embolso os juros e pago a fatura. Dessa maneira, mesmo tendo o dinheiro para pagar hoje, adio o pagamento para o mês seguinte e nesse tempo, ganho os rendimentos do valor investido.

É uma maneira inteligente de utilizar melhor o dinheiro, mas requer uma boa administração.

2. Ganho pontos ou milhas do cartão de crédito

Muitas pessoas menosprezam os planos de fidelidade dos cartões de crédito, pois acham que demora muito tempo para acumular pontos e conseguir trocar por um bom prêmio.

Isso não deixa de ser uma verdade, mas como concentro a maior parte dos gastos no cartão de crédito, ganho pontos muito mais rapidamente. Sem perceber, já juntei o suficiente para uma passagem aérea ao exterior (e olha que não gasto muito!).

 

Você deve ter percebido que para fazer isso, é muito importante que tenha disciplina e um controle rigoroso dos seus gastos. Caso contrário, poderá trazer mais desvantagens do que vantagens.

E você? O que faz para utilizar melhor o cartão de crédito? Deixe o seu comentário!

 

Foto: stock.xchng

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *