Como viajar sem gastar muito dinheiro

By | July 9, 2012

Muitas pessoas usam a viagem como justificativa para gastar de forma descontrolada. É claro que viajar é algo naturalmente caro, mas há maneiras inteligentes de fazer o seu dinheiro render mais. Veja abaixo algumas dicas para viajar sem gastar muito dinheiro:

Programe-se com antecedência

Comprar em cima da hora quase sempre significa gastar mais. Por isso, não fique enrolando para planejar a sua viagem e programe-se com, no mínimo, 1 mês de antecedência (acho que o ideal seria 2 ou 3 meses).

Assim, você conseguirá preços mais atraentes e evitará surpresas que surgem na correria de uma viagem mal planejada.

Viaje na baixa temporada

A pior experiência que se pode ter em uma viagem é pagar caro e ser mal servido. Por isso, eu sempre viajei na baixa temporada que é quando os preços estão muito mais baratos e consigo aproveitar melhor os pontos turísticos.

Lembre-se: Você está viajando para se divertir e não para se estressar com filas, lugares lotados e serviços que deixam a desejar.

Pesquise preços

Essa é a parte mais difícil e demorada, mas muito importante. Se você quiser que o seu dinheiro renda mais, terá que pesquisar bastante e pechinchar. Fechar uma viagem sem fazer isso pode resultar em péssimas escolhas e gastos desnecessários.

Além disso, é importante que você acompanhe as promoções de passagens aéreas, pois podem lhe render uma ótima economia. Sugiro também a leitura do artigo Passagens na Decolar são mais baratas mesmo?.

Viaje em grupo

A união faz a força e você pode economizar um bom dinheiro. Ao invés de viajar sozinho, veja se há amigos que podem ir junto, pois assim poderá dividir os gastos com hospedagem, transporte e até alimentação.

Se nenhum amigo tiver disponibilidade para viajar com você, tente encontrar alguém no Mochileiros. Eu já usei e, apesar da desconfiança no início, tive uma boa experiência.

Acabe com o preconceito de albergues

Essa é uma boa opção para aqueles que pretendem viajar sozinhos. Os albergues são ótimos lugares para fazer novas amizades e gastar menos dinheiro, mas é importante lembrar que, neste caso, você terá que abrir mão da sua privacidade e de alguns luxos que os hotéis oferecem.

Use os pontos do cartão de crédito

A passagem de avião costuma ser um dos maiores gastos em uma viagem. Por isso, utilizar os pontos do cartão de crédito para comprá-la é uma ótima forma de gastar menos dinheiro.

Recomendo a leitura do artigo Como utilizar melhor o cartão de crédito em que falo das vantagens de concentrar todos os gastos no cartão de crédito e acumular mais pontos.

Não faça empréstimos no banco para viajar

Essa é a dica mais importante de todas! Se você não tem dinheiro para viajar, procure outras maneiras de se divertir. NUNCA faça empréstimos no banco, pois você pagará juros altíssimos e a viagem dos sonhos pode acabar em um grande pesadelo.

E os sites de compras coletivas?

Sinceramente, eu prefiro não comprar nenhum pacote turístico por meio de sites de compras coletivas.

Apesar dos ótimos descontos que chamam a atenção de qualquer um, vejo que as reclamações de consumidores tem sido frequentes (procurem no Google). Quando a esmola é muito grande, até o santo desconfia!

 

Foto: FreeDigitalPhotos.net

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *