Dicas de finanças do Flávio Augusto, fundador da Wise Up

By | September 11, 2012

No artigo Pare de reclamar e faça algo!, falei sobre o canal Geração de Valor, um projeto que tem como objetivo incentivar o empreendedorismo no Brasil e é liderado pelo Flávio Augusto, fundador da Wise Up.

Apesar do tema principal ser empreendedorismo, gostei de uma dica de finanças pessoais que ele deu em um de seus vídeos, pois é justamente o assunto que abordei no artigo A difícil tarefa de poupar dinheiro ganhando mais.

O vídeo começa com dicas de empreendedorismo com o Amaury Jr. e, à partir dos 7:20 minutos, o Flávio fala sobre finanças pessoais. Vejam abaixo:

 

Fonte: Geração de Valor

 

Eu apenas discordo quando ele diz que o mais importante não é desfrutar do consumo hoje, e sim construir o patrimônio para o futuro (11:44 minutos).

Apesar de ter entendido a mensagem que ele quis transmitir, é importante esclarecer um ponto fundamental que falei no artigo Viver ou juntar dinheiro?: Não é necessário deixar de viver o presente olhando apenas para o futuro, mas isso não significa que para aproveitar a vida, você tenha que torrar tudo e comprometer as suas finanças.

Cabe a cada um encontrar um ponto de equilíbrio em que seja possível viver a vida e construir um pé-de-meia que lhe dê tranquilidade no futuro.

Uma sugestão muito boa que o Flávio deu e que recomendo à todos é de separar primeiro 20% da sua renda para a sua poupança e só depois viver com o restante. Querer poupar depois de todos os gastos não funciona!

 

Foto: Reprodução

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *