Todos já devem ter escutado a seguinte frase: “Dinheiro não traz felicidade”. Esse é um assunto que gera muitas discussões e até brigas, mas uma coisa ninguém pode negar: O dinheiro é importante na vida de qualquer pessoa.
A impressão que eu tenho é que, na maior parte dos casos, esta frase é utilizada como justificativa para se acomodar na situação atual e não planejar a vida de forma adequada. O resultado disso é uma vida financeira difícil e sem perspectivas de melhora.
Seja por motivos pessoais, culturais ou até religiosos, o fato é que muitas pessoas tendem a achar que o dinheiro é uma espécie de maldição na vida que só traz desgraça e destrói o relacionamento familiar. Por isso, elas preferem ser negligentes com o dinheiro e acham que estão fazendo o bem a si mesmas.
Esse é um preconceito que temos que quebrar e sinto dizer, mas o dinheiro traz felicidade sim! Ele lhe permite comprar a sua casa, viajar à vários lugares e viver momentos inesquecíveis, dar uma boa educação aos filhos, ajudar os que precisam, entre outras coisas.
Tudo isso não traz felicidade? Claro que sim! O dinheiro é um componente muito importante na felicidade de qualquer pessoa, quer ela reconheça ou não.
Obviamente, temos que nos lembrar que há coisas na vida que o dinheiro não compra como, por exemplo, um amor verdadeiro ou o reconhecimento das pessoas. Basta ver os inúmeros casos de celebridades com fama, sucesso e dinheiro, mas com péssimos relacionamentos amorosos e familiares.
Porém, muitos se limitam a enxergar apenas este lado da moeda e generalizam como se o dinheiro só trouxesse coisas ruins na vida, o que não é verdade. Se o dinheiro não traz felicidade, a falta dele é o que lhe deixa sorridente todo dia?
Não tenho dúvidas de que o dinheiro, por si só, não traz a felicidade na sua plenitude, mas ele é fundamental para realizar muitas coisas na vida que dão satisfação, prazer e alegria.
Ter interesse pelo dinheiro não é um “pensamento de capitalista sem coração”, e sim uma condição para administrar melhor o que você construiu com muito trabalho e, quem sabe, alcançar a liberdade financeira.
Se o dinheiro vai ser algo bom ou ruim na sua vida, só depende de você! Não culpe o dinheiro!
Foto: FreeDigitalPhotos.net
Dinheiro traz apenas duas coisas: Conforto e Segurança. Se a pessoa ficar feliz apenas com esses dois quesitos, podemos dizer que dinheiro traz sim felicidade.
Dinheiro é poder social no bolso.