Gaste o seu dinheiro com inteligência

By | November 14, 2012

No mês passado, sai com alguns amigos da época de faculdade e fomos à um barzinho na Avenida Paulista, uma região considerada de classe média alta em São Paulo (mas também não é nenhum reduto dos milionários).

Ao abrir o cardápio para pedir um petisco, eu fiquei assustado com os preços abusivos. Vejam abaixo o que tinha de mais barato lá:

É impressão minha ou uma simples porção de batata frita custa o mesmo preço de uma refeição completa? E o pior: uma porção de provolone à milanesa custa mais de 6% do salário mínimo!

Estes são apenas alguns dos exemplos que revelam a loucura de preços que vivemos no Brasil (em especial São Paulo e outras capitais) e mostram como o nosso dinheiro não vale nada. Tudo é tão caro que até mesmo os estrangeiros (que tem o câmbio a seu favor) ficam impressionados com os preços praticados no Brasil.

Isso é algo que me deixa muito revoltado porque enquanto o governo se vangloria dizendo que o Brasil é um país de classe média (lembrando-se que, pelo critério oficial, uma família com renda per capita de R$650 é considerada como classe média alta), a realidade mostra que os brasileiros estão longe de viver um padrão de vida condizente com esse “rótulo” e aqueles que tentam, acabam passando por dificuldades financeiras.

Por isso, uma das coisas que eu mais falo aqui no Mundo Y é: Gaste o seu dinheiro com inteligência e evite desperdícios! Não estou dizendo que você não possa comer uma porção de batata frita, mas é importante sempre pensar se o preço que estão lhe cobrando é compatível com o benefício que você terá.

No meu caso, vi na mesa ao lado que a porção era muito pequena e realmente não valia a pena. Nós bebemos no bar e depois fomos comer em uma lanchonete mais simples do outro lado da rua. Gastamos R$15 por um lanche muito bom e uma bebida.

Lição do dia:

Nem tudo que é caro é bom e nem tudo que é barato é ruim. Se você quer utilizar melhor o seu dinheiro e comprar mais por menos, é preciso quebrar alguns preconceitos e vencer a preguiça. Muitas vezes, o único trabalho que você terá é de atravessar a rua.

 

Foto: FreeDigitalPhotos.net / Arquivo pessoal

 

2 thoughts on “Gaste o seu dinheiro com inteligência

  1. Roberto Minami

    Caro Byong, parabéns pelos artigos. São verdadeiros oásis de lucidez financeira. Parece que grande parte da população ainda não percebeu (ou tem vergonha de admitir) os preços abusivos praticados aqui no Brasil. Parecem anestesiados com o crédito fácil( rotativo como uma bola de neve) ou eufóricos com a Copa ?!? Só espero que o Brasil do futuro não seja uma Grécia ou Espanha regado a azeite de dendê. O mais preocupante é que pouca coisa (ou nada) mudou em infra-estrutura,saúde,educação,segurança,
    competitividade, etc,etc…
    nada que justifique preços de primeiro mundo.

    Reply
    1. Byong Kang

      Olá Roberto!

      Obrigado pelo comentário!

      Os preços no Brasil são, na verdade, até mais altos do que em países de primeiro mundo. Isso é o mais absurdo! O brasileiro ganha menos e precisa gastar mais para comprar exatamente a mesma coisa.

      Abraço!

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *