O Google odeia domínios exatos?

By | January 26, 2014

Se você já tem alguma experiência com SEO e marketing digital, provavelmente, deve ter ouvido muitas pessoas dizendo o seguinte:

– Os domínios exatos estão mortos!

– Uma das atualizações do Google penalizou domínios exatos, por isso evite-os!

E diversas outras frases de desespero, medo e frustração.

Medo de dominios exatos

Caso não saiba, um domínio exato (ou EMD – Exact Match Domain) é um domínio que é exatamente a keyword para o qual você quer rankear.

Por exemplo, se você registrar o domínio “comoemagrecer.com”, ele é um domínio exato para a keyword “como emagrecer”.

Daqui para frente, vou utilizar a sigla EMD por uma questão de preferência.

 

Histórico

Há algum tempo, o algoritmo do Google dava um peso relevante para EMDs. Sendo assim, rankear um site para a keyword “como emagrecer” com o domínio “comoemagrecer.com” era relativamente mais fácil do que com “dietasaudavel.com”, por exemplo.

As pessoas que conseguiam registrar esses domínios tinham uma boa vantagem para alcançar as primeiras posições no ranking.

Este foi um dos fatores que contribuiu para uma verdadeira corrida do ouro digital e, atualmente, é quase impossível encontrar EMDs para as principais keywords em diversos nichos como emagrecimento, carreira, oportunidades de negócios etc.

Caso tenha interesse, esta reportagem (em inglês) mostra uma história bem curiosa sobre um imigrante coreano que largou a profissão de médico no Canadá e se tornou milionário comprando domínios nos primórdios da internet (podia ter sido o meu pai…haha :P).

Pensando como um Googler, havia sim uma lógica para dar essa bonificação aos EMDs, afinal, se alguém procura informações sobre como emagrecer e existe um site com o domínio comoemagrecer.com, era bastante provável que este site fosse um dos mais relevantes para aquela busca.

 

O início e o fim da festa

Festa dos dominios exatosSabendo disso, muitos internet marketers começaram a registrar vários EMDs (confesso que também fiz isso!) e era comum encontrar estes sites nas primeiras posições do Google, principalmente, se você pesquisasse nomes de produtos que tivessem programa de afiliados.

Eu lembro que, no passado, havia feito uma pesquisa para “manga africana” e 3 EMDs (.com, .net e .org) estavam nas primeiras posições.

Naquela época, ter um EMD em um bom nicho valia tanto quanto ouro.

De repente, quando tudo parecia um paraíso, o Google lançou uma atualização no algoritmo que penalizou milhões de sites que eram EMDs.

À partir deste momento, muitas pessoas ficaram traumatizadas e surgiram muitas especulações dizendo que o Google estava colocando EMDs na sua lista negra e que eles não funcionavam mais.

 

Por que essa especulação não faz o menor sentido…

Antes de acreditar no primeiro blog ou especialista que você acompanha (mesmo que seja uma fonte aparentemente renomada), vamos pensar juntos de um forma lógica.

O que vou dizer agora vai fazer você se sentir a pessoa mais burra do mundo por ter acreditado nessa falácia dos domínios exatos. Não é a minha intenção ofender ninguém, ok?

Está pronto?

Acredite ou não, mas TODO domínio é um EMD!

Todo dominio e EMD

É exatamente isso que você leu!

Todo domínio é um EMD para o seu próprio nome.

A explicação é simples: se o domínio “comoemagrecer.com” é um EMD para a keyword “como emagrecer”, o meu domínio “mundoy.com.br” é um EMD para a keyword “mundo y”.

Por esta razão, se o Google estivesse penalizando os sites pelo fato de serem EMDs, todos os sites teriam sido penalizados!

O Walmart não iria aparecer no Google quando alguém digitasse “walmart”, o meu blog não iria aparecer quando alguém digitasse “mundo y” e assim sucessivamente.

No final, o que eu quero esclarecer é o seguinte:

A atualização do Google atingiu sites que abusaram da otimização na condição de EMDs, e não pelo simples fato de serem EMDs.

Vou explicar melhor este conceito para que você entenda perfeitamente o que quero dizer.

 

A lógica do Over-Optimization

Primeiramente, olhe com atenção as informações da tabela abaixo:

Tabela - Dominios Exatos

Se você fosse um Googler, qual dos 2 sites diria que merece ser penalizado por estar abusando da otimização? Site 1 ou Site 2?

Nesta comparação, fica bem claro que o site 1 é um típico caso de EMD excessivamente otimizado para a keyword “como emagrecer”. Este é um dos alvos mais fáceis do Google!

Por outro lado, todas as características do site 2 parecem ser naturais, e não construídas artificialmente. Dessa maneira, não haveria nenhum motivo para o Google penalizar este site.

O site 2 é um típico exemplo de EMDs que não sofreram nenhum impacto na atualização.

 

O que é melhor: EMD ou domínio genérico?

Esta é uma pergunta que muitas pessoas já me fizeram e, baseado na minha experiência, posso dizer que a melhor estratégia é criar um domínio genérico, um nome que pode virar uma marca no futuro.

Tenho 4 motivos para isso:

1) É possível ser um pouco mais agressivo no SEO para um domínio genérico se comparado à um EMD;

2) Você não precisa registrar um novo domínio para cada keyword que quer rankear, basta criar artigos e fazer SEO em cada página;

3) Você cria um site de autoridade, que passa mais credibilidade e é mais fácil de ser lembrada;

4) No longo prazo, o seu site fica praticamente blindado à qualquer atualização por causa da autoridade.

Eu tenho um site no nicho de emagrecimento que é um EMD porque criei quando ainda tinha essa mentalidade mais antiga sobre SEO.

 

Observação: Alguns de vocês estão se cadastrando na minha lista de emails deste site de emagrecimento, então ou compram o Queima de 48 Horas pelo meu link de afiliado ou vou removê-los para liberar espaço no autoresponder! O Aweber está ficando caro…haha! Brincadeira!  🙂

 

Depois que passei a me dedicar mais no site e ganhar autoridade, percebi que o nome não era nada fácil de ser lembrado e muito menos de virar uma marca legal.

Resultado: Tenho um site com muitas visitas e que vende bem, mas com um nome horrível, o que impacta negativamente o branding.

Em resumo: Fique atento ao branding do seu site porque este é um detalhe muito importante em qualquer negócio! 

Qual site você acha que transmite maior credibilidade: mundoy.com.br ou como-ganhar-dinheiro-na-internet.com.br? 🙂

Por esse motivo, vou tomar mais cuidado com relação ao branding dos meus próximos sites e recomendo que faça o mesmo porque este é o caminho mais sustentável para os seus negócios digitais.

 

Author: Byong Kang

Engenheiro químico fajuto, ex-bancário estressado e atual empreendedor digital vivendo o estilo de vida que sempre quis!

19 thoughts on “O Google odeia domínios exatos?

  1. Fabio

    Boa noite Byong! Bem esclarecedor o Artigo, gostei. Hoje em dia existe essa busca desenfreada pela palavra-chave para facilitar a leitura pelo google, mas isso pode também afetar a qualidade dos sites, pois muitos visam somente as primeiras posições, e a qualidade pode ficar entre as últimas. Abraço

    Reply
  2. Rogerio Gomes

    Outra observação que notei é o seguinte, antes da leva de atualizações tb estava na onda da corrida do ouro com vários domínios EMDs, porém, percebi que todos domínios com características “blog puro” ou “blog tradicional”, caíram, enquanto aqueles com formatos de sites e de preferência, com algum conteúdo realmente relevante (como uma área de serviços ou algum tipo de funcionalidade extra ao usuário) continuou bem posicionado.

    Isso para as buscas que estava acompanhando.

    Agora já não faço tantos testes como antes, já que nas épocas douradas, rs cheguei a ter muuuuitos domínios (maioria lixo rs, não posso negar), agora para botar um EMD exato está bastante complicado (mas ainda é possível dentro da lógica 2, rs).

    Reply
  3. Daniel

    Verdade, é que a maioria das pessoas também só criam domínios exatos pensando no dinheiro, eu até lembrei de uma frase que diz “crie um site para as pessoas não para os motores de busca”

    Reply
    1. Cristinna Saviani

      é exatamente isso, o google, como todas as redes de mídia social visam a experiencia online do público, e por isso hoje o único marketing real, se quiser alcançar notoriedade é o marketing de conteúdo.

      Reply
  4. Alan

    Olá Byong,

    o que você acha dos domínios NET.BR?

    Tenho pesquisado sobre o assunto mas não consigo encontrar nada esclarecedor, somente algumas pessoas dizendo que é dificil rankear e bla, bla..

    Abraços e parabens pelo trabalho.

    Alan

    Reply
    1. Byong Kang Post author

      Olá Alan!

      Eu, pessoalmente, não vejo a menor diferença entre rankear um domínio .com, .com.br, .net, .net.br, .info etc.

      Já ouvi muita gente dizendo que .com e .com.br eram mais bem vistos pelo Google, mas isso é apenas especulação.

      O Google não olha um .net e pensa: “Ahá! Um site suspeito! Vou penalizar!”.

      O único problema que eu vejo no .net.br é a dificuldade do usuário lembrar, caso você crie um bom site de autoridade e cresça bastante. Aí entra a questão do branding.

      Abraço!

      Reply
      1. Alan

        Rapaz, meu pensamento era esse mesmo.

        Nao estou pensando em site para crescer e crescer, seria mais para aplicar a estrategia dos minisites voltados para conversão, que você sempre comenta por aqui.

        Abçs
        Alan

        Reply
  5. Élida

    Este exemplo de abuso de otimização se chama Keyword Stuffing. Acertei?

    Aos poucos estou juntando as peças do seu quebra-cabeça, quer dizer, cada post seu parece uma peça que a gente tem que ir montando para entender tudo o que você quer dizer.

    Acho que é através do seu blog que realmente vou aprender ganhar algum dinheiro.

    Algum dinheiro não, muito dinheiro! ;]

    Reply
  6. renan

    Parabéns pelo blog Byong. Legal, o artigo mas no caso vc aconselha que nao tenha EMDs no dominio,titulo e descriçao tanbem q dominio vc indicaria nesse nicho e essa dica serve para sites com objetivos de só vender infoprodutos o meu caso

    Reply
  7. edison Silva

    Olá Byong
    Eu ainda não tenho um site, mais quando tiver quero passar uma imagem verdadeira, sincera e realmente oferecer produtos que vai agregar valor as pessoas. odeio sites que tenham varios links a cada frase.
    Aproveito para lhe perguntar e um site que tenha o nosso próprio nome , o que voce acha

    valeu um abraço sucesso !!

    Reply
  8. jean carlos

    Olá alan! seguindo suas dicas eu criei esse dominio o que você acha
    é um nome legal, agora quero criar um site mas que nincho cabe nesse dominio? abraço

    Reply
  9. Marcos

    Li o manual do curso Google Sniper 2.0 de fevereiro de 2011. A estratégia do cara é fazer mini site no estilo do exemplo 1, exceto o exagero do texto-âncora para backlink. Estou curioso para conhecer o curso atualizado.

    Reply
  10. Guilherme

    Oi Byong

    Você pode me ajudar?

    Um dos meus sites não aparecem no Google, apenas se eu colocar o nome do site entre parenteses ” “, ou digitar o domínio inteiro. E ele não chega nem perto de ser um domínio exato.

    Tive alguns artigos duplicados, que eu comprei de um freelancer, sem saber que eram copias, eu os apaguei assim que percebi, passou um tempo e continua não ranqueando nas pesquisas.

    Será que o Google penalizou meu site por isso? Já fiz de tudo não sei o que pode ser, você tem alguma ideia do motivo?

    Reply
  11. Cláudio Gandarela

    Olá Byong!
    Se me permite meu caro Byong, em parte eu concordo quando vc fala que Todo domínio é um EMD para o seu próprio nome. No entanto existe um grande diferença no seu exemplo, porque as pessoas procuram no google por informações, objetos e etc. ninguem vai procurar no google por branding como mundoY, hotmart ou qualquer outra marca, a menos que a mesma esteja bem conhecida, como é o caso do mundoY e Hotmart, e nesse caso o google não vê como EMD, então acredito que todo dominio ele pode sim, ele pode se tornar uma EMD para o seu proprio nome.

    Reply
  12. Gleiner

    Byong,
    Creio que tenha captado a vossa mensagem!
    Confirme por gentileza se é basicamente isso:

    – Quando ativamos o motor de busca da Google ela automaticamente direciona as paginas relacionadas ao assunto digitado, não somente ao EMD. (ex.: beleza feminina)
    O resultado na page 1 seria os EMD já existentes e os genéricos melhores ranqueados.
    Correto?

    Outra duvida e como ranquear bem um site sem o EMD nativo do nicho correspondente?

    Reply
  13. Flávio

    Muito interessante, instantes antes de você abordar que todo domínio é um EMD eu tinha questionado isso e você confirmou mais adiante. Como não tenho muito conhecimento em SEO já ia entrando pelo caminho das EMDs, mas foi minha dúvida se isso era o melhor caminho que me fez pesquisar no Google e achei seu post. Leio muito seu blog, Parabéns.

    Reply
  14. Vinicius Santana

    Te achei na segunda página, mas foi com certeza o post mais relevante para o que eu procurava, rs
    acho que é por que é de 2014, tem algo mais atualizado sobre dominios exatos ou continua defendendo esta tese? 😀
    Valew!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *