Guardar dinheiro em casa deixa você mais pobre

By | July 24, 2012

No artigo A difícil tarefa de poupar dinheiro ganhando mais, falei que desde pequeno tive o hábito de poupar. Parece algo estranho para uma criança, mas me sentia bem ao escutar o barulho do cofrinho cheio de moedas.

Assim como eu, muitos já guardaram ou ainda guardam o dinheiro que economizaram em cofres, gavetas, armário ou até mesmo debaixo do colchão. Apesar da intenção ser boa, juntar dinheiro e deixá-lo em casa não é a melhor opção, pois ele perderá valor a cada dia e você estará ficando mais pobre sem perceber.

Nem todos entendem os conceitos de economia, mas com certeza já ouviram falar da nossa “querida” inflação e sentiram no bolso os seus efeitos. Basta ir ao supermercado para ver como o preço dos alimentos subiu muito nos últimos anos.

A inflação é muito nociva, pois corrói o nosso poder de compra ou, em outras palavras, o mesmo dinheiro nos permite comprar cada vez menos produtos e serviços.

Se você juntar, por exemplo, R$500 no seu cofrinho; posso dizer com quase certeza que daqui a um ano, esse mesmo valor não lhe permitirá comprar tudo o que poderia hoje.

Por isso, uma forma de combater a inflação é investir o dinheiro que você guarda em casa, seja colocando na poupança ou em um outro tipo de investimento. Dessa maneira, ele irá render juros e compensar o valor que você perde para a inflação.

Como ninguém tem paciência para ir ao banco todo dia, você pode criar uma rotina de depositar o dinheiro semanalmente ou mensalmente. O importante é que as suas economias não fiquem paradas dentro de casa.

Não subestime os efeitos da inflação e se eduque financeiramente para administrar melhor o seu dinheiro, pois se você não fizer nada, é possível que descubra que, depois de anos poupando, o máximo que poderá comprar é um par de tênis!

 

Foto: FreeDigitalPhotos.net

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *