Não minta no currículo!

By | May 14, 2012

A semana começou com uma notícia que surpreendeu muitas pessoas: Scott Thompson, presidente do Yahoo, pediu demissão depois de uma denúncia de que ele teria inflado o currículo com uma formação em Ciência da Computação que não tinha. Há relatos também de que a sua saída estaria ligada a um câncer de tireoide.

Independentemente do motivo que o levou a renunciar ao cargo, há um aprendizado bastante importante que devemos nos atentar: Mentir ou maquiar as suas qualificações no currículo e acreditar que jamais será descoberto é um erro que pode manchar a sua imagem, muitas vezes, de forma irreversível.

De fato, é muito difícil que as empresas verifiquem tudo aquilo que os profissionais afirmam ter ou ser, mas devemos lembrar que há maneiras de checar muitas informações durante um processo de seleção ou mesmo no dia a dia após a contratação.

Por exemplo, conforme mencionei nos 9 mitos dos processos seletivos de estágio e trainee, se você afirmar que é fluente em algum idioma, esteja preparado para ser testado por um professor ou até um nativo. Eu já passei por isso e vi muitas pessoas em uma tremenda saia justa por terem que fazer uma apresentação inteira no idioma na frente de executivos.

Caso você diga que é um especialista em negociação, é muito provável que irão testar a sua habilidade por meio de uma entrevista com um alto executivo da área comercial.

Por isso, antes de afirmar algo em seu currículo, é muito importante pensar se você teria condições de provar pessoalmente que tem aquela qualificação. Na minha opinião, uma das piores coisas que podem acontecer a um profissional é ser pego na mentira pelo recrutador ou por colegas de trabalho, pois experiências como essas ficam marcadas na memória das pessoas. Vale o alerta!

Além disso, acabei descobrindo a Currículo Autêntico, uma empresa que tem como objetivo verificar a autenticidade de títulos e competências apresentadas em currículos. Parece que a mentira terá perna ainda mais curta.

Veja abaixo o vídeo institucional da empresa:


Fonte: Currículo Autêntico

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *