Método NINJA para fazer keyword research

By | November 29, 2013

A etapa mais importante na criação de um site é a keyword research ou pesquisa de palavra-chave. Vou utilizar o termo em inglês por uma questão de preferência.

Este foi um erro que cometi nos primórdios do Mundo Y, quando ainda estava aprendendo sobre marketing digital e achava que escrever qualquer artigo interessante seria o suficiente para atrair muitos visitantes, ganhar dezenas de milhares de reais por mês, ser famoso etc.

Vai nessa

Obviamente que estava completamente enganado!

É verdade que existem casos de blogueiros que produzem um conteúdo tão interessante e viral que acabam atraindo uma grande audiência e ganhando dinheiro com anúncios de empresas, programas de afiliados etc.

Mérito total deles e, infelizmente, eu não nasci com esse talento.

Porém, fui abençoado com um outro talento: o de ser questionador, detalhista e sempre pensar fora da caixa.

 

Maria vai com as outras?

Na minha opinião, seguir a manada tem as suas vantagens e desvantagens.

A vantagem é que se todos estão seguindo uma mesma direção, isto é um sinal de que há alguma coisa muito interessante para se ver, comprar, vender etc.

Seria triste saber que só você perdeu a festa, não é mesmo?

Por outro lado, a desvantagem é que as pessoas ficam tão cegas que não enxergam as outras inúmeras oportunidades que existem.

A consequência disso é que cria-se uma enorme brecha para os mais atentos aproveitarem a festa sem ficar no empurra-empurra! =D

Vou dar um exemplo para que você entenda exatamente o que quero dizer.

A maior parte dos empreendedores digitais sabe que o nicho de emagrecimento é altamente lucrativo porque todos querem ficar com um corpo mais bonito, saudável e aumentar a auto-estima.

Aqueles que dominam a 1º página do Google para keywords relacionadas a esse nicho ganham um bom dinheiro.

Queima de 48 Horas

Não queria dar uma de Rei do Camarote, mas achei importante mostrar que sei exatamente do que estou falando provando com resultados! =P

Estas são as vendas que fiz do produto Queima de 48 Horas ao longo deste mês.

Quando alguém pensa em entrar nesse nicho, a primeira ideia que passa pela cabeça é fazer uma pesquisa no Keyword Planner para palavras como: dieta para emagrecer, como emagrecer etc.

Veja abaixo os resultados desta pesquisa:

Como emagrecer

 

Dieta para emagrecer

Wow!

Existem 40.500 pessoas procurando o termo “como emagrecer” e mais outras 40.500 para o termo “dieta para emagrecer”! Esse é um ótimo nicho para entrar!

Antes de ficar empolgado e tentar rankear para estas keywords, pense o seguinte:

1- Será que você foi o único gênio a pensar nisso? (veja de novo a foto do House! hehe)

2- Será que todas as pessoas que querem emagrecer digitam estes termos no Google (lembre-se que o Brasil tem dezenas de milhões de usuários)?

 

A resposta é NÃO!

 

Existe uma multidão de pessoas que também querem emagrecer, mas que fazem buscas utilizando termos mais específicos.

Esta é a enorme brecha que existe atualmente: a maior parte dos empreendedores fazem a pesquisa inicial da mesma maneira e competem para as mesmas keywords, em uma verdadeira luta de gladiadores!

Gladiadores

Como evitar esta batalha e curtir um drink sem nenhum arranhão?

Resposta: Rankeando para keywords que atraem o mesmo público-alvo, mas que estão fora do radar da maioria.

Veja abaixo alguns exemplos:

Goji berry

Dieta Dukan

Caso não saiba, Goji Berry é uma fruta asiática que está fazendo bastante sucesso por combater o envelhecimento e melhorar a saúde como um todo.

Na primeira imagem, veja que há 60.500 buscas mensais no Google, sendo que nos últimos meses ultrapassou a marca dos 100.000.

No outro exemplo, o termo ‘dieta dukan’ tem mais de 200.000 buscas mensais e no último mês ultrapassou os 300.000.

 

Pergunta aos universitários

Você tem alguma dúvida que as pessoas que pesquisam sobre uma fruta asiática que melhora a saúde são potenciais clientes de produtos de emagrecimento e bem-estar?

Você tem alguma dúvida que as pessoas que pesquisam sobre a Dieta Dukan também são potenciais clientes de outros produtos de emagrecimento?

Repare que apenas uma keyword já supera a soma das buscas para “como emagrecer” e “dieta para emagrecer”.

Quero apenas esclarecer que não estou dizendo que é fácil rankear para ‘goji berry’ ou ‘dieta dukan’ (precisaria fazer uma análise), mas o meu ponto é que existem MUITAS outras maneiras de atingir o mesmo público-alvo em uma proporção até maior, sem seguir o caminho que todos seguem.

 

Como descobri estas keywords?

Olhando os grandes portais de notícias!

Este é o método NINJA: ao invés de ir direto ao Keyword Tool e pesquisar termos da sua cabeça, leia as notícias e veja o que está tendo bastante exposição e “bombando” no seu nicho.

Posso garantir que pouquíssimas pessoas fazem isso e, em tese, é mais fácil de rankear e monetizar o seu site porque há baixa competição.

Por exemplo, eu tenho um mini-site que foca em um produto específico de emagrecimento (é um produto físico, e não digital) e está em 1º lugar no Google sem fazer nenhum SEO avançado! =D

Lá eu vendo o produto físico e, ao mesmo tempo, aproveito o canal para oferecer um produto digital porque a comissão é maior! E vende que é uma beleza!

Por isso, se você quiser ter mais rendimentos sem entrar na batalha dos gladiadores, leia mais notícias dentro do seu nicho e procure keywords que a grande maioria sequer sabe da sua existência!

Jogar o jogo de maneira inteligente é a melhor estratégia para dominar a 1º página do Google! ;D

 

Author: Byong Kang

Engenheiro químico fajuto, ex-bancário estressado e atual empreendedor digital vivendo o estilo de vida que sempre quis!

23 thoughts on “Método NINJA para fazer keyword research

  1. Ernani Louzada

    Realmente Byong,

    Pensar fora da caixa é um método matador e inteligente, após ler o seu artigo já tenho novas idéias para o meu nicho.

    Agradeço pelas dicas.

  2. Felipe Nascimento

    Quando as pessoas estão fazendo a mesma coisa pode ter certeza que existe uma maneira diferente de ter melhores resultados e poucos percebem.

    Grande sacada a sua! É bom aproveitar a palavras mais específicas (long tail).

  3. Duarte

    Cara fantástico mesmo seu artigo! É como tirar a venda dos olhos. Parabéns Byong mandou muito bem. Cara com toda essa sua experiência, e facilidade em passar o conhecimento, já espero que num futuro próximo vc esteja lançado o seu infoproduto para formação de afiliados. Cara vc é ninja!

    Abração

  4. André

    Excelente artigo meu amigo,acho mesmo que o caminho é esse , PENSAR FORA DA CAIXA !
    Somente para endossar eu também já coloquei produto na primeira página que a palavra chave
    era um sub do sub nicho , porém tinha um enganjamento fantásticos do fãs em sites de notícias
    e foi assim que consegui meus primeiros trocados 🙂

  5. Luiz

    Byong, grande sacada essa. Já virei seguidor… muito fera. parabéns.

  6. Vinicius Horta

    É exatamente este o caminho que venho seguindo nos últimos 2 meses e posso garantir que de fato é uma sacada que funciona mesmo!

    Abraço!

  7. Afonso Lopes

    Realmente pensar fora da caixinha é essencial!
    Seu artigo abriu minha mente! Vc é Féra!

    Uma dúvida: Como poderei “rankear” esse artigo com a palavra chave que vc mencionou como por exemplo “Dieta Dukan”, sei que h1,h2, alt das imagens é fundamental para SEO, mais o que mais posso fazer para rankear esse artigo?

    Parabéns pelo artigo!
    Abraço!

  8. Luiz Claudio

    Achei fantásiticas as dicas sobre keywords fora da caixa, pois tenho esse problema e brigo que nem o gladiador para rankear palavras chaves com home theater e automação residencial, mas já vinha de olho nisso buscando outras palavras que tivessem muita procura e pouca concorrência. Agora vc me incentivou a cair matando nesses nichos. Valeu mesmo.
    Mas me dá mais uma dica de como vc buscar essas notícias? Seria em sites ou blogs relacionadas ao meu nicho, como Olhar digital por exemplo, campanhas de TV ou reportagens em revistas eletrônicas.

    Parabéns, vc está sempre arrebentando.

    Abraços,

    Luiz Claudio

  9. Fernando Silva

    Ótimas dicas valeu muito a pena ler esse conteúdo, parabéns Byong, você é diferenciado.

  10. Herbert Faria

    Byong, obrigado por compartilhar essa dica ! Excelente !

    Eu que estou aprendendo internet marketing vejo gurus e mais gurus ensinando a usar a keyword tool do google, mas esse método que você ensina é o bicho !!!

    Valeu !!!

    Herbert Faria

  11. Douglas Moraes

    Muito bom o conteúdo do seu artigo. Concordo com o que você deixou registrado. Acho que é colocar a cabeça para funcionar e criar novas estratégias….
    Parabéns, sucesso sempre!

  12. William

    Você acha que domínio exato ainda é um diferencial? Já ouvi dizer por muitos especialistas que não, porém, como estamos em uma série de quebra de paradigmas..”rsrs”

    1. Byong Kang Post author

      Fala William!

      Domínios exatos ainda tem sim um peso no Google (menor do que era antes), MAS é preciso trabalhar com muito mais cuidado p/ não ser punido por over-optimization.

      Há um tempo, estou dando preferência aos nomes genéricos que podem ser usados como uma marca p/ criar novos sites. Dá p/ ser um pouco mais agressivo no SEO, além de passar mais credibilidade.

      Convenhamos, é muito melhor o blog se chamar Mundo Y do que Como Ganhar Dinheiro Na Internet! 😛

      1. William

        Opa, legal cara.

        Tem uma galera que coloca tanta ênfase nisso, que nem se ouve falar em excesso de otimização, realmente é pra se pensar nisso.. 😉

        Vlw. Abraço e parabéns pelo Blog, um artigo melhor que o outro!

  13. DOUGLAS SOUZA

    Olá Byong

    ÓTIMO Artigo

    Sempre temos que aplicar essas técnicas só em artigos? Ou em páginas também?

    Um Grande abraço

  14. jadegraham

    estou dando preferência aos nomes genéricos que podem ser usados como uma marca p/ criar novos sites. Dá p/ ser um pouco mais agressivo no SEO, além de passar mais credibilidade.

  15. Gustavo Portugal

    Olá Byong, Fantástico artigo, e realmente você tem toda razão…é por isso que muitos não tem resultados. Concorrer com os tops do mercado não dá é preciso achar atalhos e ir pelas beiradas.

    Forte Abraço
    Gustavo Portugal

  16. Aurino Jr

    A dica é tão boa que dá vontade de correr pro Keyword Planner! 😉

  17. Thais

    Olá Byong, Estou tendo alguns problemas para me cadastrar no Google AdWord, pois eu não possuo blog e nenhum site para colocar no cadastro. Tem alguma outra forma de se cadastrar ou outro site que eu possa utilizar ?

    Agradeço pelas dicas. Abraço

  18. Rosana

    Byong, quanto mais leio seus artigos mais fico apaixonada, realmente vc tem umas sacadas excelentes, meu sonho é fazer algo diferente de tudo que tem na internet, e você tem me mostrado o caminho das pedras.

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