O bem público é pago com o nosso dinheiro!

By | September 19, 2012

A semana começou com duas notícias que me deixaram revoltado:

1. Torcedores de futebol quebraram bens públicos e particulares. Motivo: Estavam insatisfeitos com o desempenho do time no campeonato brasileiro;

2. Passageiros depredaram a estação de trem, o vagão e jogaram até um banheiro químico no meio dos trilhos. Motivo: Eles tiveram que desembarcar do vagão por causa de um problema na linha.

Além disso, já perdi a conta do número de ônibus destruídos por manifestantes, monumentos históricos pixados e mal cuidados, entre outros descasos com o bem público.

Você sabe quem paga a conta para construir e reformar tudo isso? Eu, você, o seu vizinho, os seus parentes etc. Resumindo: todos nós!

Não há muito segredo por trás disso: Nós pagamos impostos ao governo e eles usam esse dinheiro para oferecer serviços públicos à população. Não vou entrar no mérito de avaliar a qualidade destes serviços, mas o fato é que eles são pagos com o nosso dinheiro.

Eu fico indignado com aqueles que tem a seguinte mentalidade: “Isso não é meu, então faço o que quiser”. Além de ser um pensamento da idade das pedras, isso revela a falta de consciência das pessoas quando o assunto é dinheiro público. Como o próprio nome diz, é o dinheiro do povo, que sai dos nossos bolsos. Depredar um bem público é igual a quebrar o seu próprio bem, seja o carro, a casa etc.

Todos nós pagamos impostos (muito altos por sinal) e temos o direito de exigir serviços de qualidade, mas não é tendo o comportamento de um animal selvagem que as coisas vão melhorar, muito pelo contrário, mais dinheiro será gasto para restaurar o que foi depredado, recurso este que poderia ser usado para melhorar os serviços.

Usar bem o seu dinheiro também significa cuidar bem do patrimônio público, pois, no final das contas, você pagou por ele!

Eu sou a favor de obrigar esses vândalos a pagarem por tudo o que quebraram, além de aplicar uma multa por depredação de bem público. Se a conscientização por si só não tem tido bons resultados, nada melhor do que fazê-los sentir no bolso as consequências dos seus atos.

 

Foto: FreeDigitalPhotos.net

 

2 thoughts on “O bem público é pago com o nosso dinheiro!

  1. Fabiano

    Na verdade, o Palmeiras pagou pelos estragos causados pelos seus torcedores, o que concordo totalmente, uma vez que é muito difícil e inviável identificar os vândalos. Mas a mentalidade da população é realmente ridícula…

    Reply
  2. Bob South

    Caro Byong,
    pois é… existe aquele ditado popular: ¨o verdadeiro ladrão não possui endereço¨. A conta só recai para os contribuintes formais que trabalham arduamente tentando sobreviver à voracidade tributária do nosso querido governo.
    O pior de tudo é que esses vândalos nunca terão real entendimento
    do que fazem. Com tanta energia e disposição para dar vazão aos seus instintos selvagens, nunca terão tempo para ler artigos sobre finanças, carreiras e afins. Só precisava avisá-los que os endinheirados cartolas, jogadores,políticos ou governantes nunca andam de transporte público.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *