O que é SEO? [Introdução]

Você sabe o que é SEO? Eu ouvi esta palavra pela primeira vez quando tinha acabado de sair da “bolha” do mundo corporativo e o Mundo Y estava dando os seus primeiros passos.

Uma coisa que já sabia era que blogs com uma grande audiência ganhavam um bom dinheiro vendendo espaço publicitário, produtos etc. Mas como eles conseguiam atrair tantos visitantes?

Nesta época, eu acreditava (ingenuamente) que era preciso apenas escrever artigos interessantes e colocar o botão de Curtir do Facebook e do Twitter. Dessa maneira, as pessoas iriam compartilhar o meu texto e o blog ficaria popular.

Este raciocínio não está errado, mas faltava uma peça importante do quebra-cabeça: Afinal, como elas iriam encontrar o meu artigo pela primeira vez, antes de compartilhar com alguém?

Para tirar esta dúvida, decidi pesquisar no Google e ver o que os outros blogueiros faziam. Sem perceber, eu estava na posição de um visitante lendo outros artigos que encontrava nos resultados da busca.

Pense comigo: O que você faz toda vez que tem um problema ou uma dúvida e quer descobrir como resolvê-la?

Resposta: Você pesquisa no Google.

EUREKA: Isto significa que estar bem posicionado no Google atrai visitantes!

Neste momento, me senti a pessoa mais burra do planeta porque a solução do meu problema estava bem na minha frente, mas nem tinha reparado.

O que é SEO e por que é importante?

Existe um fato muito importante que você precisa saber: os sites que estão nas primeiras posições do Google recebem a maior parte dos visitantes que procuram por uma determinada informação.

Por quê?

O motivo é simples: pouquíssimas pessoas vão até a 2º página do Google. Geralmente, ficam somente na 1º página porque, instintivamente, acreditam que os primeiros resultados irão oferecer as informações mais corretas e de melhor qualidade.

(Observação: Posteriormente, vou provar que isso não é, necessariamente, uma verdade e que tendo o conhecimento certo, é possível colocar um site até sem conteúdo nas primeiras posições do Google, contrariando tudo o que é dito por aí).

Muitos especialistas fizeram testes para saber o percentual de visitas que cada site recebe dependendo da sua posição nos resultados da busca. É claro que este número varia e seria impossível chegar à um valor exato, mas uma boa estimativa é a seguinte:

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Como você pode ver na imagem acima, 94% das pessoas que pesquisam sobre um determinado assunto no Google olham apenas a 1º página dos resultados. Além disso, o 1º colocado recebe, em média, 40% de todas as visitas relacionadas àquele assunto.

Lição importante:

>> Ter um site bem posicionado no Google é crucial para atrair visitantes (que são potenciais clientes).

Agora, eu te pergunto: Você acha que os sites que aparecem nas primeiras posições estão lá por acaso? Será que é possível conquistar o 1º lugar na busca contando apenas com a sorte?

É claro que NÃO!

Tudo na vida tem um motivo por trás e não seria diferente para este caso.

A realidade é que existe um conjunto de técnicas aplicadas em um site ou um artigo específico que tem como objetivo melhorar o seu posicionamento (ou pelo menos tentar!). É justamente daqui que vem a palavra SEO, que significa Search Engine Optimization ou, em português, Otimização para Mecanismo de Busca.

Caso não saiba, o Google nada mais é do que um algoritmo (código de programação) que vasculha a internet e, baseado em alguns critérios, seleciona aquilo que ele acha que é mais relevante para a busca do usuário.

A dúvida que fica é: Que critérios o Google utiliza para fazer a seleção?

Esta é a resposta que vale, literalmente, bilhões de dólares! Acho este segredo é até mais valioso do que a fórmula da Coca-Cola.

Apesar do Google não revelar esta informação (pelo menos, não do jeito que nós, empreendedores digitais, gostaríamos), existem várias maneiras de testar o algoritmo e analisar o que funciona.

Quando você sabe exatamente o que deve fazer para ganhar as primeiras posições do Google, a consequência (quase) natural é ganhar dinheiro porque você conseguirá atrair visitantes, que são potenciais consumidores, para qualquer site, seja o seu ou de um cliente.

É difícil aprender isso?

Na minha opinião, a grande maioria (ouso dizer 95% das pessoas) complica demais e gasta 80% do tempo em coisas que dão apenas 20% dos resultados.

Eu prefiro me concentrar naquilo que exige 20% de trabalho e gera 80% dos resultados!

Como você faz isso? Tem provas ou é mais um que só diz teorias sem nenhum resultado prático?

Tudo o que posso dizer é que acompanhe os próximos artigos sobre SEO! Você ficará chocado! ;D

Imagem: freedigitalphotos.net

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