Os erros que empobrecem até milionários

By | August 24, 2012

No ano passado, li uma notícia sobre o Muller, um jogador de futebol que teve os seus dias de glória, mas que agora estava morando de favor na casa de um ex-companheiro.

Assim como ele, há muitos casos de ricos e famosos que perderam tudo e estão passando por uma situação financeira muito difícil.

A razão disso é simples, porém complexa: Eles não tiveram o preparo psicológico adequado para lidar com a fama e o dinheiro, o que resultou em péssimos hábitos e decisões.

Se você quiser preservar aquilo que lutou para construir, evite os erros abaixo:

Compras descontroladas

Esse é um dos grandes motivos que fazem alguém perder toda a fortuna. É muito comum ver milionários comprando diversos carros importados (alguns que valem um apartamento), casas ao redor do mundo, jatinhos particulares entre outros luxos. Contudo, muitos se esquecem que essas compras geram mais gastos com manutenção, impostos, seguros etc.

Enquanto a renda se mantém alta, todos esses custos parecem pequenos perto da conta bancária, mas quando a situação piora e a época de bonança acaba, o sujeito se vê com um custo fixo altíssimo, o que deteriora o patrimônio rapidamente.

Por isso, mesmo que você ganhe bem, é importante ter bom senso e controle emocional para evitar que as compras descontroladas acabem com a sua riqueza.

Maus relacionamentos

Você deve se lembrar dos casamentos relâmpagos do Ronaldo com a Daniella Cicarelli ou do Alexandre Pato com a Stefany Brito.

Além de gastar milhões com os preparatórios do casamento, eles tiveram que pagar advogados caríssimos para lidar com o processo de separação e as disputas judiciais.

Para uma pessoa “normal”, os maus relacionamentos também provocam um rombo no bolso, ainda que os valores sejam menores. Por esse motivo, é fundamental escolher direito com quem você se relaciona para evitar surpresas indesejadas no futuro.

Maus investimentos

Muitos acreditam que, por ter sucesso na vida profissional, são capazes de fazer bons investimentos em qualquer situação. Porém, o excesso de confiança, a falta de informação ou mesmo um conselho inadequado podem resultar em perdas dolorosas.

Por isso, é importante escutar uma segunda opinião de um especialista ou alguém de confiança antes de investir o seu dinheiro em “oportunidades imperdíveis”.

Vícios

É muito comum encontrar famosos e milionários viciados em álcool, drogas e até sexo!

O vício tem duas consequências desastrosas: Primeiro, você perde a noção do que é certo ou errado e gasta de forma descontrolada para manter esse vício. Segundo, mesmo que você gaste rios de dinheiro com tratamento, algumas consequências podem ser irreversíveis.

No final, você pode ficar sem dinheiro, sem saúde e até sem a sua família. Não entre nessa!

 

Foto: FreeDigitalPhotos.net

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *