Projeto Fênix – A Ressurreição

By | December 6, 2013

Atenção: Este artigo é longo e contém muitas informações importantes. Caso esteja cansado ou distraído, recomendo que leia depois!

 

Cavaleiros do Zodiaco - FenixEm meados da década de 90, um desenho japonês chamado Cavaleiros do Zodíaco fez muito sucesso e virou febre mundial.

Ele era transmitido na antiga TV Manchete e atual Rede TV (nessas horas me sinto muito velho! hehe).

Dentre os personagens, existia o cavaleiro Fênix (imagem ao lado), conhecido pela sua força e por ter sido treinado em uma ilha que era praticamente o inferno.

Na mitologia grega, a Fênix era um pássaro que, logo após a sua morte, renascia das próprias cinzas.

 

Em um passado não muito distante…

Aqueles que já tem alguma experiência com criação de sites e SEO sabem que o Google tem atualizado, constantemente, o seu algoritmo para melhorar os resultados da busca e (supostamente) trazer o conteúdo mais relevante aos usuários.

Estas atualizações afetaram milhares ou até milhões de sites que se aproveitavam de brechas (feias) no algoritmo para ficar nas primeiras posições e render muito dinheiro aos seus donos.

Ta facil rankear no Google

Já li várias histórias de pessoas que ganhavam milhares de dólares por dia e se acomodaram como se aquilo fosse durar para sempre: passavam o dia inteiro vendo TV, dormiam, viajavam sem preocupações etc.

De repente, da noite para o dia, o que parecia um sonho virou um pesadelo!

Os sites que abusaram muito do Google foram penalizados e eles perderam TODA a renda em um piscar de olhos.

A vida mansa havia acabado naquele momento e muitos tiveram que procurar um emprego porque precisavam de dinheiro, mas não conseguiam rankear um site com a mesma facilidade de antes.

A frase que mais se ouviu à partir de então foi: SEO is dead!

 

Falhar é bom e quanto mais cedo, melhor!

Infelizmente, no Brasil, prevalece a falsa ideia de que uma pessoa que falha é uma pessoa fracassada que não merece respeito e nem atenção.

É como se uma derrota definisse todas as competências de alguém.

Fracassado

No exterior, a tendência é outra: são dos fracassos que temos os aprendizados mais importantes e, por isso, fracassar significa dar um passo adiante rumo ao sucesso.

Quando o assunto é SEO, diria que é bom ter um site penalizado porque você sabe (ou deveria saber) o que fez para chegar nesse resultado.

Muitos internet marketers dizem que para você ser bom em SEO, é preciso realizar testes e estressar o algoritmo até ser penalizado.

Desta maneira, você tem uma boa ideia do comportamento do algoritmo e sabe os limites “seguros” em que pode trabalhar.

É claro que você não pode fazer testes com a sua principal fonte de renda, e sim um site menos importante…hehe.

Na minha opinião, esta é a diferença entre alguém que realmente sabe sobre SEO daquele que apenas acha que sabe porque ouviu ou leu em algum lugar.

 

Eu mereci esta penalização…

No final do ano de 2012, eu não tinha nem metade do conhecimento que tenho hoje sobre SEO e criei um site extremamente LIXO na expectativa de ganhar muito dinheiro.

Sinceramente, tenho até vergonha de mostrá-lo porque era totalmente tosco e abusei muito da boa vontade do Google…hehe!

O site em questão é o http://tvled42.com.br.

Não sei se você está lendo este artigo antes das minhas modificações, então veja a imagem abaixo:

TV LED 42 - Snapshot

A minha ideia era fazer uma lista da TVs mais vendidas para orientar o consumidor e ganhar dinheiro com as comissões, usando plataformas de afiliados como a Lomadee ou qualquer outra.

No projeto original, o site tinha apenas 1 página lotada de links de afiliados e um banner do Adsense.

Depois, acabei incluindo uma outra página chamada “Leia Aqui Antes” para diminuir o bounce rate (taxa de rejeição), que é o percentual das pessoas que entram no site e saem sem visitar outras páginas.

O mais bizarro é que mesmo fazendo TUDO errado, ainda sim o meu site ficou na 1º página do Google por um bom tempo, sendo que no auge estive na 3º posição para as keywords TV LED 42 e TV LED 42 polegadas.

TV LED 42 - Keyword Planner

Veja que há uma boa demanda neste nicho e, acredite ou não, o meu site estava à frente de grandes lojas como Americanas, Ponto Frio, Submarino etc.

Isto PROVA que há keywords tão fáceis de rankear que não é preciso ter conhecimentos avançados em SEO para conquistar a 1º página do Google. Basta fazer um keyword research efetivo (clique aqui para descobrir o meu método NINJA!)

A minha taxa de cliques no Adsense estava na média de 20% (o que é altíssimo) e também vendi várias TVs! 😀

Após alguns meses, o site foi parar lá atrás no ranking. A coluna SERP na imagem abaixo mostra a posição atual do site:

TV LED 42 - Ranking

Convenhamos, um site que só tinha links de afiliados e anúncios do Adsense merecia ser penalizado! =P

 

O plano de recuperação

Desde então, deixei o site largado porque estava focado em outros nichos, mas hoje acredito que tenho conhecimento suficiente para recuperá-lo e fazê-lo voltar aos seus dias de glória.

Foi justamente por isso que iniciei o Projeto Fênix: A Ressurreição.

Projeto Fenix

Muitas pessoas dizem que é mais fácil criar um site do zero e rankeá-lo do que tentar recuperar um que tenha sido penalizado.

Eu tendo a concordar, mas decidi começar este projeto porque tenho uma boa ideia do que aconteceu e acho que posso reverter a situação sem tanto esforço.

Se eu for bem sucedido, acho que este site tem potencial para gerar uma renda de 4 dígitos por mês em piloto automático.

Organizei este plano em 4 etapas:

1- Introdução (este artigo)

2- Análise da situação

3- Implementação

4- Monitoramento

No próximo artigo, vou mostrar toda a análise necessária para avaliar o que aconteceu com o site e quais medidas preciso tomar para recuperá-lo.

Esta é a informação gratuita mais valiosa que encontrará na internet! 😉

Em troca disso, só peço uma coisa: divulgue para os seus amigos, parceiros de negócio etc.

Não custa nada e todo mundo sai ganhando! =) 

Nos vemos no próximo artigo!

 

Imagem: freedigitalphotos.net

 

Author: Byong Kang

Engenheiro químico fajuto, ex-bancário estressado e atual empreendedor digital vivendo o estilo de vida que sempre quis!

9 thoughts on “Projeto Fênix – A Ressurreição

  1. André

    Excelente post! Estou acompanhando o projeto de recuperação do site, tomara que funcione da forma como deseja!

  2. Gabriel

    Byong, você é monstro!!

    Acompanho todas as postagens assim que chegam no meu e-mail.Ansioso pra ver essa continuação!

    Abraços!

  3. Felipe Nascimento

    Excelente artigo de introdução, agora fico aguardo os próximos.

    Uma coisa, qual a aplicação você usa para monitorar as keywords em seus sites?

    1. Byong Kang Post author

      Felipe,

      Eu uso o SerpFox (https://serpfox.com/). É gratuito até 10 keywords e depois tem os planos pagos que são bem baratos.

      Esta é uma ferramenta obrigatória para quem leva SEO a sério!

  4. Herbert Bento Faria

    Cara, eu aprendo muito com você. Parabéns! Vc detona, continue assim. Sou seu fã.

    Herbert (eu um dia FUI engenheiro químico)

  5. Rogerio Gomes

    Passei por um caminho semelhante ao seu, mas para ser sincero, desisti de uma porrada de domínios pela penalização do Panda.

    Não vou me estender senão o comentário ficará enorme, rs, mas lá no 8 de agosto de 2012 (quando o Panda entrou de vez em cena), meus grandes lucros com adsense se foram (isso porque já tinham começado a cair lá em junho), e sim, na época era um cara acomodado com a alta renda vinda por vários programas de afiliados e do dia para a noite, pufsss, lá se foram meus milhares de dólares pro saco, rsrs (hoje posso rir disso rs, mas na época, viixxiii) e me vi em meio as dívidas, pois além de tudo não tinha muita cabeça para gerenciar a alta renda então já viu, foi um caos total.

    Foram períodos complicados ate que somente meses a frente pude voltar a colocar a casa em ordem com um bom rendimento online.

    Hoje, felizmente, já consegui retomar as finanças e dou muito mais valor ao que ganho online.

    Na época, tinha mais de 130 domínios e muitos geravam uma boa renda neste mesmo pensamento que o seu da TV, mas sempre optava pelo adsense como principal fonte de renda (hoje não mais, pois já passei um episódio bastante complicado com ele, rs).

    ———–
    Resumo do “Meu Episódio Trágico Google Adsense”:
    Apesar de ainda sim trabalhar com Google Adsense nos tempos atuais, devo dizer que tive minha antiga conta cancelada no inicio deste ano (01-2013). Motivo: em um determinado segmento consegui um pico tão alto de visitas orgânicas (mesmo após as penalizações) e cheguei a gerar um lucro diário na casa dos $1000, mas, semanas após cancelaram a minha conta sem mais nem menos ou seja, sem choro (isso porque eram visitas orgânicas, comprovadas via analytics).

    Hoje tenho outra conta adsense, porém, não foco mais na plataforma como principal fonte de renda e ainda bem que tomei essa decisão (meio que de forma forçada rs), pois há muito mais para se ganhar e explorar além dos altos muros do google adsense.

    Acreditem, existe vida para seus projetos sobreviverem e renderem sem google adsense.
    ———–

    Voltando.. aos domínios, rs…

    Para alguns domínios ate tentei recuperar, mas em meio ao tremendo caos desisti de praticamente todos os domínios, pois sim, quase todos eram lixos, rs que funcionavam e muito bem na época para gerar uma boa renda, mas isso na época. Hoje as regras do jogos são outras, rs.

    Olhando para trás hoje, vejo que ter passado por isso foi a melhor coisa que poderia ter acontecido comigo, tanto para meus negócios online, como para minha maturidade em lidar com o negocio como um todo, pois só consegui crescer por conta deste lamentável ocorrido.

    Foi um tremendo aprendizado que me trouxe uma tremenda carga de experiência.

    Já acompanho seus artigos há algum tempo e sinceramente, você escreve como poucos escrevem na língua portuguesa. Meus Parabéns Cara!

    Tenho certeza de que este blog vai longe na carga de conhecimento gratuito.

    Achei a ideia da série muito interessante e vou acompanhar de perto!

    Abraço e me desculpe o longo desabafo por aqui rs, mas, que sirva de lição para os novatos que entrarem pela primeira vez no mundo dos altos ganhos online ( à partir dos 4 dígitos online), pois é como você bem disse, se relaxar e acomodar, tudo pode realmente acabar do dia para a noite como aconteceu comigo no inesquecível 12 de agosto de 2012, rs.

    Fica a Dica!

    Abraço Byong e visitantes do Blog!

  6. Geraldo JRD

    Byong Kang. Uma sugestão: retire o termo “Engenheiro químico fajuto” e coloque um termo menos degradante e que valorize a sua graduação, afinal voce ralou para se formar, passou no minimo 5 anos estudando esse curso e se graduou, então valorize essa graduação que de um jeito ou de outro te deu alguma base, raciocinio logico ou abriu sua mente para outras coisas e coloque… por exemplo “Engenheiro químico (sem experiencia)” , ou “Engenheiro químico (só graduação)” ou simplesmente só “Engenheiro químico”. Não desfaça de suas conquistas mesmo que voce não utilize dela plenamente. Um abraço.

Comments are closed.