Retrospectiva 2013 e metas para 2014

By | December 23, 2013

Retrospectiva 2013Todo final de ano, eu escuto frases como:

– “Férias finalmente!”

– “Agora é a hora de aproveitar!”

– “São nestes momentos que a vida vale a pena!” e postando a foto de uma viagem de férias etc.

Eu sei disso porque já estive na mesma situação.

Agora, quero que pense por alguns minutos:

1- Será que uma pessoa que está esperando, ansiosamente, pelas férias ou por um feriado prolongado está realmente feliz em seu trabalho?

2- Será que não existe uma maneira de ser feliz o ano inteiro e ainda ganhar muito dinheiro para realizar os seus sonhos?

Estas foram as perguntas que me fiz no final de 2011 e que resultaram no meu pedido de demissão em um emprego bem remunerado no início de 2012.

Naquele ano, eu estava apenas começando a entender sobre internet marketing e foi um período de muita aprendizagem e poucos resultados, o que é normal, mas é justamente neste momento em que 99% das pessoas desistem.

No meu caso, em nenhum momento pensei em voltar a ter um emprego porque não queria deixar o meu destino nas mãos de outra pessoa. Se você trabalha ou já trabalhou em uma empresa, saberá exatamente do que estou falando.

 

O que aconteceu em 2013

De lá para cá, muita coisa mudou e vou tentar resumir tudo o que aconteceu em 2013 destacando alguns pontos principais:

– Parei de tentar fazer tudo ao mesmo tempo e, no final, não conseguir fazer nada direito;

– Parei de me distrair com os diversos cursos que são lançados regularmente;

– Parei de ouvir pessoas que enviavam emails promocionais em até 80% das vezes;

– Parei de achar que o Adsense era a solução para todos os meus problemas;

– Parei de ser pão-duro e investi dinheiro em ferramentas;

– Comecei a promover produtos digitais juntamente com produtos físicos;

– Criei o meu primeiro produto digital, que foi um ebook no nicho de carreira;

– Criei o meu primeiro site de membros;

– Aprendi SEO de uma maneira que jamais imaginei que conseguiria;

– Voltei a ganhar o mesmo salário que tinha no banco;

– Alterei o Mundo Y para um blog sobre internet marketing.

 

Basicamente, me tornei um profissional melhor, mais maduro e gerando mais resultados.

(Aliás, atualizei o gráfico da Home com os meus ganhos da Hotmart).

 

Meus mandamentos

Quando mudei o foco do Mundo Y, eu tinha 2 premissas muito claras na minha cabeça:

Mandamentos

1- Não transformarás o blog em uma vitrine de produtos de “ganhar dinheiro”.

Não estou julgando se isto é certo ou errado, apenas quero ter um posicionamento diferente da maioria que atua neste nicho.

Repare que no meu blog não há dezenas de banners e nem fico enviando emails toda hora falando para comprar um determinado produto de internet marketing.

A realidade é que não dependo da venda destes produtos para ganhar dinheiro e se um dia recomendar algo, você terá a certeza de que ele passou pelos meus critérios de qualidade! 😉

 

2- Oferecerás informação de qualidade indiscutível e totalmente prática, sem enrolação.

Ao longo do tempo, percebi que existe uma carência enorme de informação de qualidade aqui no Brasil.  A grande maioria se limita a repetir teorias ou filosofias e fica empurrando produtos toda hora.

As pessoas que hoje conquistaram 100% da minha confiança são aquelas que ofereceram um conteúdo tão valioso que até parecia loucura estar disponível gratuitamente.

É com esta mentalidade que pretendo conduzir o Mundo Y e basta ler alguns artigos para perceber isto.

 

Metas para 2014

Olhando a evolução dos meus projetos nos últimos meses, estou bastante otimista e ansioso para começar a trabalhar em 2014.

Acho importante estabelecer metas ambiciosas, mas é preciso tomar cuidado para não sonhar demais e querer ganhar uma maratona plantando bananeira. 🙂

Eu tenho 2 metas para o ano que vem:

1) Posicionar o Mundo Y na 1º página do Google para 3 keywords:

– Como ganhar dinheiro na internet;

– Ganhar dinheiro na internet;

– Como ganhar dinheiro.

 

Uma das coisas que percebi ao longo de 2013 é que muitas das pessoas que já tem alguma reputação no nicho de internet marketing (entenda-se tráfego qualificado e lista de emails) estão bem posicionadas no Google para estas keywords.

É claro que isto não é uma regra cravada na pedra, afinal, o Google não é a única fonte de tráfego que existe e já vi pessoas com uma ótima reputação (entenda-se tráfego qualificado, lista de emails e conhecimento diferenciado) que sequer aparecem nas 100 primeiras posições.

No artigo Momento Gina Indelicada, eu relatei a dificuldade que tive para fazer parcerias no meu primeiro produto dentro deste nicho, provavelmente, por ser um peixe pequeno e desconhecido. 😛

Por isso, uma das minhas estratégias para ganhar autoridade e conquistar o meu espaço no nicho de internet marketing é dominar a 1º página do Google.

Posso dizer que não é uma tarefa fácil porque estou “competindo” com pessoas que já estão há mais tempo do que eu (lembrando que o Mundo Y virou um blog sobre internet marketing apenas em Novembro de 2013, conforme publiquei no artigo Novo Visual e Mudança de Foco, mas acho que é uma meta muito possível de ser atingida.

A maior prova disso é que ao longo desse período, fui subindo posições e consegui alcançar a 2º página do Google.

Acho que poderia ser mais ousado e estabelecer como meta as 5 primeiras posições, mas é melhor sonhar com os pés no chão.

 

2) Ganhar 5 dígitos por mês de forma consistente.

 

Até hoje me lembro da felicidade que senti ao ganhar os primeiros centavos no Adsense. Apenas aqueles que passaram por isso conseguem entender esta emoção…hehe.

Porém, o momento mais marcante foi a realização da primeira venda porque isso era 10x mais difícil do que conseguir cliques em anúncios.

Esta façanha aconteceu no dia 26/06/2012, em que vendi cupons de desconto em restaurantes de uma startup chamada Grubster:

Primeiras vendas

Hoje, atingi um nível de renda que, há pouco tempo, achava muito difícil ou até quase impossível de ser atingido por meio da internet. Por isso, chegou o momento de subir a régua e mirar os 5 dígitos por mês.

Eu ressalto a expressão “de forma consistente” porque não quero ganhar isso em apenas 1 mês e depois voltar ao patamar anterior.

A minha meta é fazer com que os 5 dígitos se repitam por, pelo menos, 3 meses consecutivos. Este é um bom indicador de consistência já que não costumo fazer eventos esporádicos que causam picos de resultado como, por exemplo, webinários ou qualquer outra coisa.

Acho que vai ser um bom desafio! 🙂

 

Considerações finais

Na minha opinião, o que realmente fez a diferença em 2013 foi ter focado muito mais na ação do que na teoria.

Um dos maiores problemas que todos os iniciantes em internet marketing enfrentam é o excesso de informação.

Tudo parece maravilhoso, compram diversos cursos (alguns bons, outros nem tanto) e no momento mais importante que é colocar a mão na massa, desanimam na primeira barreira.

Eu sei muito bem o que é isso porque já estive nesta posição! Por isso, a minha dica para começar bem 2014 é a seguinte:

Escolha uma estratégia com a qual você mais se identifica (seja SEO, redes sociais, criação de produto digital etc) e PERSISTA até gerar resultados com ela.

Quanto mais focado for o seu esforço, maiores as chances de ter sucesso.

Bem, eu fico por aqui e desejo um ótimo Natal e Ano Novo à você!

Nos vemos novamente em 2014!

 

Imagens: freedigitalphotos.net

 

Author: Byong Kang

Engenheiro químico fajuto, ex-bancário estressado e atual empreendedor digital vivendo o estilo de vida que sempre quis!

8 thoughts on “Retrospectiva 2013 e metas para 2014

  1. Rogerio Gomes

    Legal Byong, é isso aê meu. Rumo aos 5 dígitos constantes!

    Também estou focado a chegar lá em breve e para isso, estou colocando as coisas na prática da prática, rs, alias, há pouco respondi um colega com palavras semelhantes as suas, veja, http://prntscr.com/2dhe60

    Realmente é preciso colocar a coisa em prática para colher os resultados.

    O Problema é que no inicio, quando ainda temos dúvidas sobre se a coisa é ou não real, todos parecem que querem pegar na sua mão para te mostrar o caminho das pedras. Nessa você vai, conhece um pouco e quando está para aplicar, vem outro e também pega na sua mão.

    Com o tempo, você fica cheio de conteúdo, cheio de conhecimento, cheio de livros, mas infelizmente, sem tempo para ler tudo e muito menos para colocar em prática (e fica mais frustrado do que no inicio….).

    É como você disse, largue mão, desligue a TV e vá colocar uma única coisa em prática ate que consiga ter resultado! Não desista ate conseguir resultado!

    Parabéns pelas metas alcançadas em 2013 e que venha 2014!

    Abraço!

  2. Matheus Lopes Beck

    Simplicidade, direto ao ponto, humildade e sinceridade: qualidades de um grande profissional que eu consegui encontrar em você. Parabéns, Byong!

  3. Fabiano Seki

    Nao sei se é por causa dos meus cookies ou oq…
    Mas quando eu faço essas 3 buscas no google (br), o mundoy aparece em 2, 2 e 11, respectivamente. E, estranhamente, só quando o seu site aparece em 11, meu google mostra 11 resultados… Entao pelo menos de acordo com as minhas pesquisas, vc já bateu suas metas de 2014! Parabens, isso que é eficiencia! Hahahha

    1. Byong Kang Post author

      huahuaa…acho que são os cookies mesmo. Eu tô na 2º página por enquanto.

  4. Herbert Bento

    Olá Byong !

    Tenho certeza que vou contribuir com sua meta de alcançar 5 dígitos mensais constantes ! 🙂

    Foi muito inspirador ler suas aprendizagens em 2013 … eu também perdi tempo em treinamentos, blogs, vídeos, etc …

    Acho que todo internet marketer que pretende alcançar grandes resultados deve ter uma estratégia de foco … é muito fácil nos dispersarmos. É preciso dar um passo de cada vez, aprender uma coisa de cada vez.

    Abraços,
    Herbert Bento

  5. Duarte

    Cara show de bolet
    Em 2013 eu fui enredado pela espiral da morte. Cursos, artigos, videos, livros e …. AÇÃO ZERO. Pois é parace que a maioria das pessoas acaba caindo na mesma armadilha. Execução e FOCO em 2014 é a meta pra mim.

    Obrigado Byong por compartilhar de forma transparente seus acertos e seus erros com seus leitores. Ter descoberto este site no final de 2013 foi muito importante pra mim
    Saude e Paz pra você e para seus familiares! E um 2014 com 5 digitos na carteira hehehe.

  6. Daniel

    Muito bom esse blog aqui, comecei a gostar de SEO no começo de 2012, cometi vários erros para alcançar boas posições no Google, mas vale a pena persistir com paciência, obrigado pelos seus artigos sobre SEO.

  7. DOUGLAS SOUZA

    Super Sincero

    Parabéns pelo seu trabalho, sem dúvidas um grande profissional que tem muito a oferecer no mundo do Internet Marketing.

    Um Abraço

Comments are closed.