Título de capitalização não é investimento!

By | May 31, 2012

Há algumas semanas, li uma notícia na revista Exame que me chocou bastante: A alta renda brasileira tinha como preferência investir em poupança e título de capitalização (clique aqui para ler a reportagem completa).

Isso me surpreendeu porque a alta renda, que é justamente a classe que tem acesso aos melhores produtos de investimento e maior poder de negociação juntos aos bancos, está colocando o seu dinheiro em algo que mais se assemelha a um jogo lotérico do que a um investimento.

Primeiro porque o maior atrativo do título de capitalização (e é onde focam as campanhas de marketing) são os prêmios que você pode ganhar em sorteios. Só isso já acaba com todo o conceito de investimento.

Segundo porque o rendimento que você tem com um título de capitalização é inferior à quase todos os produtos disponíveis, além de ter carência e inúmeras penalidades (entenda-se: você perde dinheiro) caso faça um resgate antes do prazo do título que costuma ser muito longo, geralmente entre 3 a 5 anos.

Um produto que lhe dá tantas desvantagens e tem como maior benefício a possibilidade de ganhar prêmios em sorteios pode ser considerado um investimento? Na minha opinião, está muito longe disso.

Por isso, tome bastante cuidado ao conversar com aqueles que querem lhe vender um título de capitalização, pois eles são tão bons no papo que podem convencê-lo a comprar um produto que, na maior parte das vezes, não é o mais adequado a você.

Alguns anos atrás, uma pessoa do banco me ligou dizendo que eu tinha sido especialmente selecionado para uma oferta (yeah right!). Não preciso nem dizer que ele estava tentando me vender um título de capitalização.

O discurso é sempre o mesmo: “É uma forma de poupar dinheiro e ainda concorrer a sorteios”. Como estava de bom humor, fiquei escutando as “maravilhas” do produto durante 15 minutos até que ele perguntou se eu aceitaria a oferta.

Então, perguntei: “Baseado no que você acabou de me dizer, estou entendendo que se eu quiser resgatar em algum momento, vou perder dinheiro certo?”

Ele respondeu: “Não, o senhor não estará perdendo dinheiro, apenas deixará de receber um parte do que contribuiu, mas irá receber sim o seu dinheiro de volta”.

Olhe o jogo de palavras! É claro que ele não conseguiu me convencer, mas muitos acabam caindo nessa conversa e compram por impulso. NUNCA faça uma compra logo depois da primeira conversa, pois quase sempre você sairá perdendo.

É importante deixar claro que não sou contra o título de capitalização em si, sou contra a abordagem que utilizam para manipular as pessoas e vendê-lo de forma inadequada, sem pensar nas reais necessidades dos clientes.

Se você gosta de jogar e reserva um dinheiro para esta finalidade, o título de capitalização pode ser uma opção para tentar a sorte (apesar de achar que a Mega Sena tem um custo benefício muito melhor) porém, se você está procurando um investimento que faça o seu dinheiro render mais, posso lhe afirmar com 100% de certeza que o título de capitalização não é o mais adequado nem a você e nem a ninguém.

É por isso que sempre ressalto a importância de se educar financeiramente por meio de livros, palestras e conversas com especialistas de confiança, pois só assim você irá tomar melhores decisões e evitar produtos inadequados aos seus objetivos.

Se for necessário, também estou disposto a tirar dúvidas na medida do possível. É só entrar em contato, clicando lá em cima!

 

Foto: FreeDigitalPhotos.net

 

One thought on “Título de capitalização não é investimento!

  1. Caio Rocha

    Infelizmente, falta educação financeira básica neste país, mesmo entre aqueles de maior renda.
    Acredito que pelo passado recente de nosso país, as pessoas tenham medo de tudo aquilo que não seja tangível e/ou extremamente líquido, afastando-as de inúmeras oportunidades de construção de patrimônio.
    Educação financeira deveria ser matéria obrigatória no ensino médio!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *