Você pode estar sendo vítima do Neuromarketing!

By | September 18, 2012

Em diversos artigos aqui no Mundo Y, falei sobre a importância do controle emocional para ter uma vida financeira saudável, pois de nada adianta ganhar bem se você gasta tudo e nunca lhe sobra nada.

Existe um campo de pesquisa chamado Neuromarketing, que estuda o comportamento do consumidor em resposta à estímulos de marketing. Falando de uma forma simples, é a ciência que usa o aspecto emocional para fazer uma pessoa gastar mais.

Por exemplo, existe um motivo para o carrinho do supermercado ser grande: Ao colocar os produtos, o cliente tem a sensação de estar comprando pouco e acaba ficando mais tempo no supermercado para verificar se não está se esquecendo de nada. O resultado disso é que, quase sempre, o consumidor leva algo a mais por impulso.

Um outro exemplo é uma estratégia que muitas lojas de roupa utilizam para vender mais sem ter que, necessariamente, lançar novas coleções: A decoração das vitrines é renovada e todo o posicionamento de manequins e balcões é alterado. Dessa forma, mesmo que sejam as mesmas roupas, o cliente tem a sensação de que a loja está oferecendo novidades e acaba entrando para dar uma olhada.

Veja aqui um material preparado pela UOL que mostra algumas das técnicas utilizadas pelo comércio para “enganar o cérebro” e fazer o cliente gastar mais. É muito interessante!

Por isso, vale o recado: Antes de comprar qualquer coisa, pense MIL VEZES se você realmente precisa daquilo no seu dia a dia. As técnicas do Neuromarketing são muito poderosas e todo cuidado é pouco para evitar compras desnecessárias!

 

Opinião pessoal:

Enfrentar o Neuromarketing é igual a lutar contra o sono: Trata-se de uma briga injusta!

 

Foto: FreeDigitalPhotos.net

 

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