Você realmente conhece a empresa que quer trabalhar?

By | July 19, 2012

Muitos jovens sonham em trabalhar em grandes empresas e buscam informações em palestras, revistas e guias como o “Melhores Empresas para Trabalhar” feito pela Great Place to Work ou a “Empresa dos Sonhos dos Jovens” feita pela Cia de Talentos.

Mas será que essas publicações nos dão informações precisas de como é trabalhar na empresa? Em outras palavras, você acha que elas são suficientes para mostrar a realidade da organização?

Não tenho a intenção de estragar os sonhos de ninguém, nem de difamar empresas ou mesmo invalidar rankings, mas, na minha opinião, a resposta é não.

Posso dizer da minha experiência que é muito comum encontrar pessoas que achavam que trabalhar em uma determinada empresa seria o “mundo dos sonhos” e, depois que conseguiram entrar na dita “melhor empresa para trabalhar”, se decepcionaram por diversos motivos: ambiente de trabalho nada agradável, má gestão de pessoas etc.

Até hoje me lembro da história que um ex-trainee me contou: Ele disse que havia um novo trainee que insistia em dizer que queria muito trabalhar em um banco de investimento porque era o sonho dele, gostava de bolsa de valores e queria ganhar muito dinheiro.

Eis que lhe deram a tão sonhada vaga e, 2 semanas depois, ele pediu para sair porque não se identificou com o trabalho, o ambiente etc. Quanto mais converso com as pessoas, mais vejo que situações como essa são frequentes, principalmente entre a Geração Y.

Por isso, é extremamente importante que converse e escute a opinião daqueles que já estão dentro da empresa e, principalmente, daqueles que saíram. Essa é a informação mais realista que você pode ter sobre a empresa.

Como o contato com essas pessoas não é nada fácil, uma alternativa seria entrar no Openthejob, um site em que funcionários e ex-funcionários podem avaliar as empresas de forma anônima.

Essa é uma ótima iniciativa que faltava e, na minha opinião, permite avaliar com mais fidelidade a realidade dentro das empresas. O Openthejob foi lançado recentemente e, por isso, ainda não há muitas avaliações, mas acho que com o tempo será uma ótima fonte de informação.

 

Foto: FreeDigitalPhotos.net / Reprodução

 

2 thoughts on “Você realmente conhece a empresa que quer trabalhar?

  1. Vitor Coelho

    Acabo de conhecer o site e estou gostando bastante, texto bem edificado e sem enrolações, parabéns Byong

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *