A etapa mais importante na criação de um site é a keyword research ou pesquisa de palavra-chave. Vou utilizar o termo em inglês por uma questão de preferência.
Este foi um erro que cometi nos primórdios do Mundo Y, quando ainda estava aprendendo sobre marketing digital e achava que escrever qualquer artigo interessante seria o suficiente para atrair muitos visitantes, ganhar dezenas de milhares de reais por mês, ser famoso etc.
Obviamente que estava completamente enganado!
É verdade que existem casos de blogueiros que produzem um conteúdo tão interessante e viral que acabam atraindo uma grande audiência e ganhando dinheiro com anúncios de empresas, programas de afiliados etc.
Mérito total deles e, infelizmente, eu não nasci com esse talento.
Porém, fui abençoado com um outro talento: o de ser questionador, detalhista e sempre pensar fora da caixa.
Maria vai com as outras?
Na minha opinião, seguir a manada tem as suas vantagens e desvantagens.
A vantagem é que se todos estão seguindo uma mesma direção, isto é um sinal de que há alguma coisa muito interessante para se ver, comprar, vender etc.
Seria triste saber que só você perdeu a festa, não é mesmo?
Por outro lado, a desvantagem é que as pessoas ficam tão cegas que não enxergam as outras inúmeras oportunidades que existem.
A consequência disso é que cria-se uma enorme brecha para os mais atentos aproveitarem a festa sem ficar no empurra-empurra! =D
Vou dar um exemplo para que você entenda exatamente o que quero dizer.
A maior parte dos empreendedores digitais sabe que o nicho de emagrecimento é altamente lucrativo porque todos querem ficar com um corpo mais bonito, saudável e aumentar a auto-estima.
Aqueles que dominam a 1º página do Google para keywords relacionadas a esse nicho ganham um bom dinheiro.
Não queria dar uma de Rei do Camarote, mas achei importante mostrar que sei exatamente do que estou falando provando com resultados! =P
Estas são as vendas que fiz do produto Queima de 48 Horas ao longo deste mês.
Quando alguém pensa em entrar nesse nicho, a primeira ideia que passa pela cabeça é fazer uma pesquisa no Keyword Planner para palavras como: dieta para emagrecer, como emagrecer etc.
Veja abaixo os resultados desta pesquisa:
Wow!
Existem 40.500 pessoas procurando o termo “como emagrecer” e mais outras 40.500 para o termo “dieta para emagrecer”! Esse é um ótimo nicho para entrar!
Antes de ficar empolgado e tentar rankear para estas keywords, pense o seguinte:
1- Será que você foi o único gênio a pensar nisso? (veja de novo a foto do House! hehe)
2- Será que todas as pessoas que querem emagrecer digitam estes termos no Google (lembre-se que o Brasil tem dezenas de milhões de usuários)?
A resposta é NÃO!
Existe uma multidão de pessoas que também querem emagrecer, mas que fazem buscas utilizando termos mais específicos.
Esta é a enorme brecha que existe atualmente: a maior parte dos empreendedores fazem a pesquisa inicial da mesma maneira e competem para as mesmas keywords, em uma verdadeira luta de gladiadores!
Como evitar esta batalha e curtir um drink sem nenhum arranhão?
Resposta: Rankeando para keywords que atraem o mesmo público-alvo, mas que estão fora do radar da maioria.
Veja abaixo alguns exemplos:
Caso não saiba, Goji Berry é uma fruta asiática que está fazendo bastante sucesso por combater o envelhecimento e melhorar a saúde como um todo.
Na primeira imagem, veja que há 60.500 buscas mensais no Google, sendo que nos últimos meses ultrapassou a marca dos 100.000.
No outro exemplo, o termo ‘dieta dukan’ tem mais de 200.000 buscas mensais e no último mês ultrapassou os 300.000.
Pergunta aos universitários
Você tem alguma dúvida que as pessoas que pesquisam sobre uma fruta asiática que melhora a saúde são potenciais clientes de produtos de emagrecimento e bem-estar?
Você tem alguma dúvida que as pessoas que pesquisam sobre a Dieta Dukan também são potenciais clientes de outros produtos de emagrecimento?
Repare que apenas uma keyword já supera a soma das buscas para “como emagrecer” e “dieta para emagrecer”.
Quero apenas esclarecer que não estou dizendo que é fácil rankear para ‘goji berry’ ou ‘dieta dukan’ (precisaria fazer uma análise), mas o meu ponto é que existem MUITAS outras maneiras de atingir o mesmo público-alvo em uma proporção até maior, sem seguir o caminho que todos seguem.
Como descobri estas keywords?
Olhando os grandes portais de notícias!
Este é o método NINJA: ao invés de ir direto ao Keyword Tool e pesquisar termos da sua cabeça, leia as notícias e veja o que está tendo bastante exposição e “bombando” no seu nicho.
Posso garantir que pouquíssimas pessoas fazem isso e, em tese, é mais fácil de rankear e monetizar o seu site porque há baixa competição.
Por exemplo, eu tenho um mini-site que foca em um produto específico de emagrecimento (é um produto físico, e não digital) e está em 1º lugar no Google sem fazer nenhum SEO avançado!
Lá eu vendo o produto físico e, ao mesmo tempo, aproveito o canal para oferecer um produto digital porque a comissão é maior! E vende que é uma beleza!
Por isso, se você quiser ter mais rendimentos sem entrar na batalha dos gladiadores, leia mais notícias dentro do seu nicho e procure keywords que a grande maioria sequer sabe da sua existência!
Jogar o jogo de maneira inteligente é a melhor estratégia para dominar a 1º página do Google! Faça sua Pesquisa de palavra-chave.
2 comentários em “Método NINJA para fazer keyword research”