Projeto Fênix – A Ressurreição

Atenção: Este artigo é longo e contém muitas informações importantes. Caso esteja cansado ou distraído, recomendo que leia depois!

 

Cavaleiros do Zodiaco - FenixEm meados da década de 90, um desenho japonês chamado Cavaleiros do Zodíaco fez muito sucesso e virou febre mundial.

Ele era transmitido na antiga TV Manchete e atual Rede TV (nessas horas me sinto muito velho! hehe).

Dentre os personagens, existia o cavaleiro Fênix (imagem ao lado), conhecido pela sua força e por ter sido treinado em uma ilha que era praticamente o inferno.

Na mitologia grega, a Fênix era um pássaro que, logo após a sua morte, renascia das próprias cinzas.

 

Em um passado não muito distante…

Aqueles que já tem alguma experiência com criação de sites e SEO sabem que o Google tem atualizado, constantemente, o seu algoritmo para melhorar os resultados da busca e (supostamente) trazer o conteúdo mais relevante aos usuários.

Estas atualizações afetaram milhares ou até milhões de sites que se aproveitavam de brechas (feias) no algoritmo para ficar nas primeiras posições e render muito dinheiro aos seus donos.

Ta facil rankear no Google

Já li várias histórias de pessoas que ganhavam milhares de dólares por dia e se acomodaram como se aquilo fosse durar para sempre: passavam o dia inteiro vendo TV, dormiam, viajavam sem preocupações etc.

De repente, da noite para o dia, o que parecia um sonho virou um pesadelo!

Os sites que abusaram muito do Google foram penalizados e eles perderam TODA a renda em um piscar de olhos.

A vida mansa havia acabado naquele momento e muitos tiveram que procurar um emprego porque precisavam de dinheiro, mas não conseguiam rankear um site com a mesma facilidade de antes.

A frase que mais se ouviu à partir de então foi: SEO is dead!

 

Falhar é bom e quanto mais cedo, melhor!

Infelizmente, no Brasil, prevalece a falsa ideia de que uma pessoa que falha é uma pessoa fracassada que não merece respeito e nem atenção.

É como se uma derrota definisse todas as competências de alguém.

Fracassado

No exterior, a tendência é outra: são dos fracassos que temos os aprendizados mais importantes e, por isso, fracassar significa dar um passo adiante rumo ao sucesso.

Quando o assunto é SEO, diria que é bom ter um site penalizado porque você sabe (ou deveria saber) o que fez para chegar nesse resultado.

Muitos internet marketers dizem que para você ser bom em SEO, é preciso realizar testes e estressar o algoritmo até ser penalizado.

Desta maneira, você tem uma boa ideia do comportamento do algoritmo e sabe os limites “seguros” em que pode trabalhar.

É claro que você não pode fazer testes com a sua principal fonte de renda, e sim um site menos importante…hehe.

Na minha opinião, esta é a diferença entre alguém que realmente sabe sobre SEO daquele que apenas acha que sabe porque ouviu ou leu em algum lugar.

 

Eu mereci esta penalização…

No final do ano de 2012, eu não tinha nem metade do conhecimento que tenho hoje sobre SEO e criei um site extremamente LIXO na expectativa de ganhar muito dinheiro.

Sinceramente, tenho até vergonha de mostrá-lo porque era totalmente tosco e abusei muito da boa vontade do Google…hehe!

O site em questão é o http://tvled42.com.br.

Não sei se você está lendo este artigo antes das minhas modificações, então veja a imagem abaixo:

TV LED 42 - Snapshot

A minha ideia era fazer uma lista da TVs mais vendidas para orientar o consumidor e ganhar dinheiro com as comissões, usando plataformas de afiliados como a Awin ou qualquer outra.

No projeto original, o site tinha apenas 1 página lotada de links de afiliados e um banner do Adsense.

Depois, acabei incluindo uma outra página chamada “Leia Aqui Antes” para diminuir o bounce rate (taxa de rejeição), que é o percentual das pessoas que entram no site e saem sem visitar outras páginas.

O mais bizarro é que mesmo fazendo TUDO errado, ainda sim o meu site ficou na 1º página do Google por um bom tempo, sendo que no auge estive na 3º posição para as keywords TV LED 42 e TV LED 42 polegadas.

TV LED 42 - Keyword Planner

Veja que há uma boa demanda neste nicho e, acredite ou não, o meu site estava à frente de grandes lojas como Americanas, Ponto Frio, Submarino etc.

Isto PROVA que há keywords tão fáceis de rankear que não é preciso ter conhecimentos avançados em SEO para conquistar a 1º página do Google. Basta fazer um keyword research efetivo (clique aqui para descobrir o meu método NINJA!)

A minha taxa de cliques no Adsense estava na média de 20% (o que é altíssimo) e também vendi várias TVs! 😀

Após alguns meses, o site foi parar lá atrás no ranking. A coluna SERP na imagem abaixo mostra a posição atual do site:

TV LED 42 - Ranking

Convenhamos, um site que só tinha links de afiliados e anúncios do Adsense merecia ser penalizado! =P

 

O plano de recuperação

Desde então, deixei o site largado porque estava focado em outros nichos, mas hoje acredito que tenho conhecimento suficiente para recuperá-lo e fazê-lo voltar aos seus dias de glória.

Foi justamente por isso que iniciei o Projeto Fênix: A Ressurreição.

Projeto Fenix

Muitas pessoas dizem que é mais fácil criar um site do zero e rankeá-lo do que tentar recuperar um que tenha sido penalizado.

Eu tendo a concordar, mas decidi começar este projeto porque tenho uma boa ideia do que aconteceu e acho que posso reverter a situação sem tanto esforço.

Se eu for bem sucedido, acho que este site tem potencial para gerar uma renda de 4 dígitos por mês em piloto automático.

Organizei este plano em 4 etapas:

1- Introdução (este artigo)

2- Análise da situação

3- Implementação

4- Monitoramento

No próximo artigo, vou mostrar toda a análise necessária para avaliar o que aconteceu com o site e quais medidas preciso tomar para recuperá-lo.

Esta é a informação gratuita mais valiosa que encontrará na internet! 😉

Em troca disso, só peço uma coisa: divulgue para os seus amigos, parceiros de negócio etc.

Não custa nada e todo mundo sai ganhando! =) 

Nos vemos no próximo artigo!

 

Imagem: freedigitalphotos.net

Deixe um comentário