Launch Jacking – A estratégia SNIPER para ganhar dinheiro com SEO

Vou começar este post fazendo uma confissão: Quase desisti de revelar esta estratégia aqui no Mundo Y! E não…não estou sendo sensacionalista!

Me conte senao

 

Sempre reforcei que a minha meta não era criar apenas mais um blog sobre marketing Digital com vários banners e ofertas imperdíveis toda semana, e sim “o” blog de marketing digital.

Ao contrário da grande maioria que dá dicas genéricas que deixam uma pessoa mais confusa do que esclarecida, eu decidi fazer algo diferente e oferecer informações com muito mais detalhes, abrindo as estratégias que utilizo, os nichos de mercado em que atuo etc; e tudo isso fundamentado nos meus próprios resultados.

Porém, todos nós temos aquela carta na manga, aquele tempero especial da vovó, aquela receita secreta da família guardada a 7 chaves ou, usando a palavra da moda, aquela sacada que lhe diferencia dos demais.

É exatamente este “segredo” que costuma dar origem à um curso, afinal, o conhecimento que gera resultados tem o seu preço.

 

Conteúdo de qualidade: EUA vs Brasil

Bandeira dos EUAExiste uma característica comum nas poucas pessoas que acompanho: eles oferecem um conteúdo gratuito de tanta qualidade que parece até loucura estar disponível gratuitamente.

Foi justamente por “abrir o jogo” que os seus negócios cresceram drasticamente e hoje possuem uma legião de seguidores (e compradores) fiéis.

Na minha opinião, ainda existe uma grande diferença entre o conteúdo de qualidade americano e o brasileiro.

O americano mostra detalhadamente tudo o que fez para atingir um determinado resultado e tira as suas próprias conclusões, ou seja, você sabe exatamente o que foi feito e tem condições de arriscar alguma iniciativa baseado na experiência dele.

Obviamente que não há garantias de que terá o mesmo resultado, mas pelo menos você sabe que existe aquele caminho e o que deve fazer.

Já, o conteúdo brasileiro ainda é muito teórico, foca na parte motivacional e na visão geral, que também são importantes, mas não oferecem o processo necessário para alguém aplicar o conhecimento adquirido naquele instante.

Você lê, acha legal, aprende algumas coisas, mas na prática continua perdido, sem um rumo certo. São esses tipos de emails que recebo com frequência.

Em outras palavras, a abordagem do americano é “Fiz isso seguindo estes passos e tive esses resultados”, enquanto que do brasileiro, em geral, é “Faça isso e terá resultados”.

Há uma ENORME diferença entre saber fazer e realmente fazer e obter resultados.

 

Por que não quis revelar esta estratégia

Top SecretTinha basicamente 2 motivos:

1- É uma estratégia altamente lucrativa que poucas pessoas conhecem (ou se dão conta) e, por isso, a concorrência é muito baixa;

2- Tive bons resultados (mostro os valores mais para frente) e quero expandir ainda mais.

Veja que revelar isso seria praticamente igual à mostrar onde encontrei uma mina de ouro inexplorada!

Quantas pessoas você conhece que fariam isso?

Eu poderia simplesmente ficar quieto e ganhar dinheiro aproveitando a brecha que existe, mas…

 

Por que decidi compartilhar esta estratégia

Dolar compartilhadoBem, o primeiro motivo mais óbvio é que eu, sozinho, não teria condições de atender toda a demanda que existe. A estratégia pode ser aplicada em diversos nichos e não tenho interesse em fazer tudo de tudo.

O segundo motivo é a vontade imensa que tenho de provocar essa mudança na qualidade da informação aqui no Brasil.

Todas as pessoas com quem converso estão de saco de cheio dos mesmos artigos de sempre! Elas querem algo novo, mais detalhado, mostrando resultados de forma transparente.

Por isso, na minha opinião, o maior diferencial que alguém pode ter neste mercado é a credibilidade conquistada por resultados, e não teorias ou dicas que ouviram por aí.

Quantos blogs sobre marketing digital e ganhar dinheiro surgem todos os dias? Talvez, centenas ou milhares.

Agora, quantos são realmente bons a ponto de conquistarem a sua confiança de maneira indiscutível? Acho que dá para contar nos dedos da mão.

Espero um dia ganhar esse status (só se for com champanhe no camarote! hehe) e, para isso, é praticamente obrigatório compartilhar algo sensacional, de abrir a boca, de deixar o queixo de caído, de deixar os olhos arregalados, de fazer o leitor te chamar de louco! 🙂

Bem, chega de blá blá blá e vamos aprender esta estratégia!

 

O que é Launch Jacking e Sniper?

Antes de tudo, é importante saber o significado destas palavras para entender o conceito da estratégia:

1) Launch: Lançamento.

2) Jacking: Roubo, furto.

3) Sniper: Arma de fogo de alta precisão para tiros de longa distância. É utilizada por militares e policiais de elite.

 

A lógica da estratégia

Sniper

Em um lançamento de produto, seja físico ou digital, faz parte da estratégia de marketing criar uma grande repercussão nos principais canais de comunicação para gerar curiosidade e estimular a compra.

No caso de produtos físicos, basta se lembrar das apresentações do Steve Jobs ao introduzir o iPod, iPhone etc. As pessoas ficavam literalmente loucas para comprar e até madrugavam na frente da loja para serem os primeiros da fila.

No caso de produtos digitais, esta repercussão é criada fazendo parcerias com afiliados, divulgando para listas de emails, blogs, Facebook, Youtube etc.

Em ambos os casos, existe uma característica em comum: Sempre há uma multidão de pessoas que não compram o produto de primeira e procuram mais informações para saber se realmente vale a pena ou não.

Basicamente, elas querem saber a opinião de quem já comprou ou de alguém que passe credibilidade. Eu mesmo já fiz isso antes de comprar um notebook, uma câmera digital etc.

Adivinhe onde a grande maioria faz esta pesquisa?

No Google!

Por isso, se você estiver bem posicionado (seja com um artigo ou vídeo) e der um comentário sincero e confiável sobre o produto, a probabilidade de realizar vendas são altíssimas.

Este é um dos tráfegos mais quentes que você pode atrair porque as pessoas já demonstraram interesse no produto e precisam apenas daquele empurrãozinho para tirar as dúvidas e fechar a compra.

É justamente daqui que vem o nome Launch Jacking: você está “roubando” o tráfego que se gera no Google em virtude do lançamento de um produto.

Eu chamei isso de estratégia SNIPER porque esta é maneira mais certeira para realizar vendas e gerar um ótimo retorno com o menor esforço possível.

Nos EUA, já vi muitos casos de internet marketers ganhando 5 dígitos de renda por lançamento de produto.

 

Por que é fácil rankear no Google em um lançamento?

Existem 2 motivos:

1) O nome do produto é uma palavra-chave nova no Google e, por esse motivo, não há muitos resultados relevantes para a busca;

2) A vasta maioria não escreve um artigo sobre um produto com o objetivo de rankear no Google, e sim apenas com o intuito de promovê-lo ao seus leitores e à sua lista de emails. O resultado é que a página costuma ficar pouco otimizada.

Em uma briga de artigos mal otimizados, você sabe quem geralmente ganha?

>> Páginas com domínios de alta autoridade.

É por esse motivo que mesmo não fazendo SEO, os grandes portais de notícias como UOL, Globo etc; estão constantemente nas primeiras posições para várias palavras-chaves.

Se você fizer um pouquinho de SEO, já será mais do que suficiente para dominar a 1º página do Google.

 

Estudo de Caso: Top Afiliado

Este foi o único curso de internet marketing que promovi no blog até hoje por ter absoluta certeza da qualidade inquestionável do conteúdo e dos autores.

Quando me afiliei ao produto, segui a orientação da Cris e do Romualdo e enviei um email mostrando a minha estratégia de divulgação.

Veja o email abaixo (escondi uma parte porque fiquei babando ovo da Cris…hehe):

Top-afiliado-email

 

Repare que a minha estratégia não era apenas divulgar o produto aos meus leitores, mas também rankear no Google para captar potenciais clientes que buscavam mais informações antes de comprar.

Eu já sabia que este produto teria uma enorme repercussão e um aumento brusco no volume de buscas.

Assim que fui aceito como afiliado, escrevi um artigo bem sincero, sem ficar querendo empurrar o curso toda hora (convenhamos que isso é chato!) e fiz um pouco de SEO.

O meu artigo foi indexado já na 9º posição (isto prova que a concorrência é baixa) e, em 3 semanas, alcancei a 1º posição no Google para a keyword Top Afiliado:

Top Afiliado - Serpfox

No caso de produtos novos, você não consegue ver o volume de buscas no Keyword Planner porque ele mostra dados históricos, e não em tempo real:

Top Afiliado - Keyword Planner

Apesar da ferramenta dizer que as buscas estão zeradas, eu tenho certeza que há muitas pessoas pesquisando no Google. É por esse motivo que ficar bitolado no Keyword Planner não é uma boa estratégia para pesquisar bons nichos.

Para avaliar os resultados vindos do Google, a forma que encontrei foi considerar as vendas realizadas à partir de Fevereiro. Como eu promovi o produto nas últimas semanas de Janeiro, resolvi desconsiderar essas vendas já que estaria contaminando os dados.

Assim, durante 19 dias, fiz 12 vendas do Top Afiliado e não tenho dúvidas de que várias vieram do Google:

Top Afiliado - 19 Fev 2014

Não é um valor excepcional, mas considerando a dificuldade que tive para rankear e o tempo gasto no artigo, este foi um ótimo custo/benefício! E o melhor: é muito provável que o rendimento se mantenha enquanto o produto estiver à venda.

Atualização: Acabei de vender mais um enquanto terminava este artigo, então foram 13 no total. 🙂

 

Pense fora da caixa!

Aposto que depois de ler este post, muitas pessoas vão aplicar esta estratégia para vender cursos de internet marketing. Não há nenhum problema nisso, mas quando todo mundo faz a mesma coisa, abre-se uma brecha enorme em outros nichos igualmente lucrativos.

Veja abaixo um exemplo:

Codigo da atracao - Keyword Planner

 

No nicho de relacionamento, há 3.600 buscas mensais de pessoas que já ouviram falar do livro Código da Atração, mas ainda não compraram por terem dúvidas ou por desconfiarem do produto. Considerando as variantes como “código da atração pdf”, “código da atração livro” etc; o volume de buscas é ainda maior.

Mesmo que não seja exatamente um lançamento, este é um tráfego muito quente e se você rankear no Google com um bom artigo, passando credibilidade e até dando uma opinião pessoal sobre o conteúdo do livro, as chances de realizar vendas são altíssimas!

Existem muitas oportunidades completamente abertas nos mais variados nichos, basta pensar fora da caixa e fazer um keyword research eficiente!

Acredite ou não, mas no passado eu fiz um vídeo muito tosco no Youtube para vender um novo modelo de fogão e até hoje ele está na primeira página do Google!

Nos EUA, esta estratégia é muito utilizada não só em lançamentos de produtos digitais, mas também de produtos físicos com ticket médio alto como câmeras, tablets, video games etc.

Ser criativo é fundamental para embolsar bons lucros sem se preocupar com a concorrência!

 

PS: Combine esta estratégia com os backlinks que mencionei no artigo A semelhança entre Wall Street e SEO e veja os resultados que você tem. Dependendo do caso, podem ser mais do que suficientes para ganhar uma boa posição.

 

 

Imagem: Wikipedia Creative Commons, freedigitalphotos.net

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