Quando falamos em SEO, existe uma grande sabedoria popular que diz que “conteúdo é rei” e que, para rankear bem no Google, é preciso escrever o famigerado conteúdo de qualidade.
O motivo é simples: o Google adora conteúdo de qualidade e, por isso, apenas aqueles que agregarem valor ao leitor são colocados nas primeiras posições do ranking.
Por ser viciado em leitura, o Google não descansa nem nos finais de semana e lê todos os artigos da internet para selecionar aqueles que realmente agregaram valor.
Se você quiser ir mais além, poderá revisar o texto com um professor de português e depois enviá-lo à um especialista no seu nicho.
Caso eles aprovem, é claro que o Google vai adorar colocar esse conteúdo de qualidade no topo do ranking, afinal, o texto teve o aval de pessoas que realmente conhecem sobre o assunto, não é mesmo?
Opa…peraí! Não tem alguma coisa estranha nessa história?
Afinal, o Google é uma pessoa com senso crítico ou um algoritmo?
Brincadeiras à parte, o que eu mais vejo são empreendedores digitais que tratam o Google como se fosse uma pessoa que vai ler o seu artigo e fazer uma avaliação:
– “Hmm…esse texto está perfeito! Isso sim é conteúdo de qualidade e merece estar nas primeiras posições.”
ou
– “Que lixo de artigo! Vou punir o autor para ver se ele aprende a escrever melhor! Hey, slap this sh*t!”.
O engraçado é que existem MUITAS pessoas querendo ensinar como escrever um artigo “amigável ao Google” que irá dominar a 1º página, mas nenhum dos artigos do próprio autor está bem posicionado no Google.
Você não acha isso estranho?
(Crítica: Como alguém que não consegue rankear os seus próprios artigos poderia lhe ensinar esta habilidade de maneira eficiente?)
A grande VERDADE é que conteúdo de qualidade e bom posicionamento no Google não tem nenhum relação direta!
Ok…agora pode me xingar, falar que não sei de nada, que estou delirando etc.
Depois dessa indignação, quero que faça o seguinte: digite no Google bleach episode guide e procure o site bleachepisodeguide.net. Para mim, está em 5º lugar.
Você irá adorar o conteúdo de qualidade deste site! =P
O site em questão é este:
WTF?? Cadê o conteúdo de qualidade??? Ou melhor: Cadê o conteúdo?
Acho que você está se sentindo da mesma maneira quando descobriu que o Papai Noel não existe, né?
Em um outro momento, explicarei como achei este exemplo (e não, isso não é uma exceção ou sorte), mas isto prova o que afirmei anteriormente: conteúdo de qualidade não tem nada a ver com bom posicionamento no Google.
Você pode escrever o melhor texto do mundo sobre a origem da vida e, mesmo assim, não aparecer na tão cobiçada 1º página do Google.
Sabe por que?
Porque o Google é apenas um algoritmo, um robô que obedece comandos!
Isto significa que a avaliação que ele faz para posicionar os sites é baseado em critérios quantitativos, e não qualitativos (se o texto está bem desenvolvido, se ajudou as pessoas etc).
Não me entenda mal, é claro que escrever conteúdo de qualidade é importante, mas ele exerce muito mais a função de aumentar o engajamento e a conversão (seja de leads* ou de vendas) do que de melhorar o posicionamento no Google.
Algumas pessoas podem argumentar: Mas se o seu artigo for muito bom, vai gerar vários links naturais porque os outros webmasters vão citar o seu texto como referência e isso melhora o seu ranking.
Sim, isso é verdade, mas esse efeito (conteúdo bom = muitos links de qualidade) é mais bonito na teoria do que na vida real.
A vasta maioria está até hoje esperando que o dono de um site de grande autoridade encontre o seu artigo, leia, goste e gere um link.
Ok…então, se conteúdo de qualidade não é determinante para rankear bem no Google, o que é?
Existem 3 fatores cruciais que geram ótimos resultados e é justamente isso que os maiores especialistas em SEO nos EUA utilizam para rankear sites de clientes e seus próprios sites de afiliados.
Como este assunto é bastante extenso, vou revelar em um próximo artigo! ;D
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Quem sabe, eu ganho vários links de qualidade e fico na 1º página do Google para o termo SEO…hehe.
*Leads significa cadastrados. Por exemplo, se um visitante assinar a newsletter do seu blog, ele se tornou um lead.
1 comentário em “O maior mito sobre SEO”