Porque você deveria explorar o nicho de beleza feminina

Beleza femininaAo contrário do que muitas pessoas podem pensar, o nicho de beleza feminina está LONGE da saturação e ainda há uma demanda enorme que não está sendo bem aproveitada.

É verdade que existem blogueiras bastante famosas que atraem uma enorme audiência (algumas chegam a ter milhões de visitas por mês nos seus blogs) e os iniciantes podem se intimidar com essa concorrência.

Porém, conforme já disse neste artigo, é importante jogar o jogo de maneira inteligente para encontrar minas de ouro inexploradas ou extremamente mal exploradas.

Eu, pessoalmente, sou muito cético quando alguém diz que um nicho está saturado ou que já há muitos sites e blogs sobre um determinado assunto porque a internet brasileira é muito nova e, consequentemente, ainda há poucos profissionais que realmente fazem um trabalho excepcional.

Na minha opinião, a quantidade é apenas um dos parâmetros para definir a saturação de um mercado. Quando você junta quantidade e qualidade, aí sim faz sentido falarmos sobre saturação.

No momento, o Brasil ainda está longe de atingir esse patamar e vou mostrar apenas um exemplo no tão concorrido nicho de beleza feminina para provar que o mercado está totalmente aberto para aqueles que sabem pensar fora da caixa e estão investindo em conhecimento sobre marketing digital.

 

O vídeo amador que perdeu milhares de reais

Selecionei um ótimo exemplo para mostrar 2 coisas:

1) Existem pessoas que não tem nenhum conhecimento em marketing digital (muito menos em SEO) que conseguem atrair uma grande audiência meio “sem querer”;

2) A falta de conhecimento pode lhe custar milhares de reais de lucro com apenas um vídeo amador.

Além disso, esta é uma prova de que você não precisa ser o maior expert em marketing digital, ter as melhores ferramentas ou dominar todas as técnicas mais avançadas de SEO para gerar um bom tráfego que atrai potenciais clientes.

Veja abaixo um vídeo no Youtube que encontrei no ano passado e mostra uma mulher testando a Escova Rotating Air Brush Conair (destaquei algumas observações em vermelho e escondi a autora para não expor ninguém aqui no blog):

Video amador - Escova rotating

Ela publicou o vídeo em Abril de 2012 e, ao longo do tempo, teve 122.844 visualizações. Considerando até a data de hoje, isso dá mais de 5.000 visualizações por mês!

Este é um número respeitável já que trata-se de um tráfego muito qualificado de pessoas que se interessaram neste exato modelo de escova rotativa e estão procurando mais informações para tirar as suas dúvidas.

Além disso, diversas outras características me chamaram a atenção:

– É um vídeo amador de alguém sem nenhuma fama (tem apenas 54 assinantes);

– A descrição não tem nenhum link de afiliado, ou seja, a autora não faz a menor ideia das oportunidades que está perdendo (até mandei uma mensagem à ela, mas não obtive resposta);

– O vídeo foi pessimamente otimizado (apenas o título tem a keyword);

– Está na 1º página do Google para a keyword “escova rotating air brush conair”.

Conforme disse antes, este é um ótimo exemplo de uma pessoa totalmente amadora que colocou a mão na massa (ou melhor, no cabelo!) e obteve MUITAS visitas, apesar de não terem sido bem aproveitadas.

—– Momento sarcástico —-

E o que você está fazendo?

Ainda está no ciclo vicioso de comprar cursos ou já começou a publicar algum conteúdo na internet?

 

Estimando o prejuízo

Esta escova rotativa é vendida na Polishop e você pode se afiliar à empresa pela Lomadee (não tenho certeza se eles tem parceria com outras plataformas).

Não pretendo complicar os cálculos porque a minha intenção é apenas dar uma ideia do rendimento que ela poderia ter obtido caso tivesse promovido o produto por meio de um link de afiliado na descrição do vídeo.

Para fazer a estimava, utilizei as seguintes variáveis:

– Preço do produto

 

Escova rotating - valor

Observação: Parece que este modelo (Titanium) substituiu a versão original do produto. Mais para frente vou mostrar como isso interferiu nas minhas comissões (sim, eu vendi esta escova! hehe).

 

– Comissão do afiliado sobre a venda

 

Escova rotating - comissao

Fazendo os cálculos:

R$359,87 x 8% = R$28,8 de comissão por cada venda.

 

– Cliques no link de afiliado

Como o vídeo atrai um tráfego muito qualificado, é uma boa estimativa dizer que 15% de todas as pessoas que assistiram o vídeo clicaram no link de afiliado.

122.844 visualizações x 15% = 18.427 cliques.

 

– Conversão (vendas)

A média de mercado costuma ser 1%, ou seja, de cada 100 pessoas que visitam a página de um produto, 1 efetua a compra.

Por isso, vou usar a média:

18.427 x 1% = 184 vendas realizadas.

 

Prejuízo estimado:

184 vendas x R$28,8 comissão/venda = R$5.299,2

 

Eu, pessoalmente, acho que o valor real seria ainda maior (talvez, o dobro) porque existem diversas técnicas de persuasão que poderiam ter sido utilizadas para aumentar as vendas.

Enfim, não adianta perder tempo especulando e acho que este valor já dá uma boa ideia da oportunidade que foi perdida.

 

O meu teste

Depois de perceber que esta keyword era relativamente fácil de se rankear (afinal, um vídeo amador sem nenhuma otimização estava rankeando bem), fui ao meu laboratório de testes fazer alguns experimentos…hehe! 🙂

Não quis criar um site porque dificilmente conseguiria escrever um bom texto avaliando um produto feminino.

Por esse motivo, postei qualquer vídeo que falasse sobre o produto no Youtube, coloquei o meu link de afiliado na descrição e fiz um SEO básico:

1) Keyword no título (escova rotating air brush conair);

2) Keyword na descrição algumas vezes;

3) Keyword nas tags.

E pronto! Apenas esclarecendo que fiz isto no ano passado e deixei largado desde então.

Infelizmente, isso não foi o suficiente para estar na 1º página do Google e nem do Youtube (provavelmente, porque o outro vídeo tinha muito mais histórico de interação), mas ainda sim recebi visitas e até hoje ganho alguns trocados vendendo essa escova:

Escova rotating - vendas

O valor que recebi foi diferente da comissão calculada porque o produto estava com uma promoção recentemente e o modelo original (que não é Titanium) era um pouco mais barato. Acho que ele saiu de linha…

 

A lição que você precisa aprender

Caderno e canetaPreste muita atenção no que acabei de mostrar neste post:

– Uma mulher sem fama e sem nenhum conhecimento sobre marketing digital postou um vídeo no Youtube testando uma escova rotativa e conseguiu mais de 120.000 visualizações (se ela soubesse o que é um programa de afiliados, teria lucrado uma ótima quantia);

– Eu sequer criei o vídeo, peguei qualquer um, fiz um SEO básico e mesmo não tendo uma grande quantidade de visualizações, ainda fiz (e faço) algumas vendas da tal escova.

Existe uma diferença e uma semelhança entre eu e ela.

A diferença é que eu tinha um conhecimento que ela não possuía e aproveitei o tráfego para rentabilizar o vídeo por meio de um programa de afiliados. Mesmo não tendo a repercussão que o vídeo dela teve, o meu lucro foi maior.

Se você já comprou algum curso ou acompanha o Mundo Y, o conhecimento não é um problema!

A semelhança é que nenhum de nós complicou o trabalho: ela simplesmente gravou um vídeo informal escovando os cabelos e eu apenas postei um vídeo que já existia e coloquei o meu link de afiliado na descrição.

O ponto que eu quero chegar é que a maioria fica travada e sem nenhuma ação porque complica os passos iniciais achando que precisa de uma estratégia complexa e de uma mega estrutura para começar a gerar audiência e realizar vendas, o que não é verdade.

A mulher do vídeo provou que você pode começar a atrair o seu público praticamente sem nenhuma estrutura, basta sentar a bunda na cadeira e fazer algo tão simples quanto gravar um vídeo mostrando um produto que comprou.

 

Como começar?

Você tem 2 opções:

1) Grava o próprio vídeo mostrando produtos de beleza que já comprou e testou (recomendado);

2) Pega vídeos que já existem e posta no Youtube.

Recomendo a primeira opção porque você tem mais flexibilidade para falar o que quiser e ainda pode incentivar as pessoas a clicarem no seu link de afiliado inserido na descrição.

De repente, você descobre que tem talento para isso e acaba conquistando várias seguidoras! 😉

Uma dica que irá ajudar muito é fazer uma pesquisa no Google Keyword Planner e avaliar o volume de buscas por nomes de produtos.

Veja abaixo um exemplo de pesquisa que fiz:

Prancha babyliss - buscas

A tabela mostra que milhares de mulheres querem saber mais informações sobre um modelo bem específico de prancha ou chapinha (sei lá qual é a diferença…hehe).

Este é apenas um exemplo de milhões de produtos femininos que existem!

Há 2 grandes benefícios de se focar em nomes de produtos:

1) Atrai um público que já tem interesse no produto (tráfego quente);

2) Geralmente, é mais fácil rankear no Google e no Youtube para keywords longas (assim como neste exemplo). Isto é o que chamamos de long-tail keywords.

No futuro, pretendo abordar este assunto com mais profundidade.

Para finalizar, se eu publicasse um vídeo no Youtube sobre a Prancha Babyliss Pro Nano Titanium, faria o seguinte:

Título: Prancha Babyliss Pro Nano Titanium

Descrição: Algum texto repetindo Prancha Babyliss Pro Nano Titanium 2 ou 3 vezes e adicionando o meu link de afiliado na primeira linha.

Tags: Prancha Babyliss Pro Nano Titanium e todas as outras variáveis da tabela acima.

É simples assim (aliás, tem uma blogueira na 1º página do Google)!

Agora, o que você precisa fazer é aplicar isso para vários outros produtos e atrair a ótima clientela feminina! 🙂

Então, bora trabalhar!

 

 

Imagem: freedigitalphotonet

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