Livro: Os segredos da mente milionária

By | April 1, 2012

Eu, pessoalmente, sou bastante cético com relação aos livros que afirmam nos ensinar maneiras de enriquecer, pois se as dicas fossem tão boas, acho pouco provável que o escritor iria compartilhá-las. Você iria contar a todos sobre a sua mina de ouro? A impressão que eu tenho é que a pessoa que mais ganha dinheiro com essas “dicas quentes” é o próprio autor com a venda dos livros e palestras.

Mesmo assim, apenas por curiosidade, decidi comprar o livro Os Segredos da Mente Milionária para saber o que as pessoas andavam lendo. Apesar de todo o meu ceticismo, o livro me surpreendeu positivamente em vários aspectos,  principalmente com alguns conceitos que podemos colocar em prática e que quebram algumas barreiras mentais que temos com relação ao dinheiro.

Mesmo que, em alguns momentos, pareça um papo de psicólogo (engenheiros tendem a não ter muita afinidade com isso…rs), há reflexões que são essenciais para entender como o seu caráter, o seu pensamento e as suas crenças podem influenciar no seu grau de sucesso.

No decorrer do livro, o autor cita os 17 princípios da riqueza na qual compara a mentalidade dos ricos com a dos pobres. Nesta parte, há alguns conceitos que acho importantes e vale a pena citar alguns:

1-       As pessoas ricas preferem ser remuneradas por seus resultados. As pessoas de mentalidade pobre preferem ser remuneradas pelo tempo que despendem.

Princípio de Riqueza: Não há nada errado em ter um contracheque estável, a não ser que ele interfira na capacidade que você possui de ganhar o que merece. É nesse ponto que está o problema: ele geralmente interfere.

2-      As pessoas ricas focalizam o seu patrimônio líquido. As pessoas de mentalidade pobre focalizam o seu rendimento mensal.

Princípio de Riqueza: A verdadeira medida da riqueza é o patrimônio líquido e não os rendimentos.

3-      As pessoas ricas põem o seu dinheiro para dar duro para elas. As pessoas de mentalidade pobre dão duro pelo seu dinheiro.

Princípio de Riqueza: Os ricos consideram cada Real que possuem uma “semente” a ser plantada para render outros 100, que podem ser replantados para render outros 1.000 e assim por diante.

Não, necessariamente, concordo com tudo que está no livro, principalmente em algumas partes em que há uma certa dose de showman americano, mas, no final, o autor está apenas fazendo o papel dele de vendedor.

A minha opinião é que, no geral, é um livro que traz princípios importantes e faz você repensar diversos conceitos que podem estar, inconscientemente, bloqueando o seu caminho rumo ao sucesso.  É um livro barato, então caso não goste, não terá perdido tanto dinheiro também.

Você pode encontrar o livro no site da Saraiva clicando aqui.

 

Foto: Arquivo pessoal

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *