O maior mito sobre SEO

By | November 15, 2013

O maior mito sobre SEOQuando falamos em SEO, existe uma grande sabedoria popular que diz que “conteúdo é rei” e que, para rankear bem no Google, é preciso escrever o famigerado conteúdo de qualidade.

O motivo é simples: o Google adora conteúdo de qualidade e, por isso, apenas aqueles que agregarem valor ao leitor são colocados nas primeiras posições do ranking.

Por ser viciado em leitura, o Google não descansa nem nos finais de semana e lê todos os artigos da internet para selecionar aqueles que realmente agregaram valor.

Se você quiser ir mais além, poderá revisar o texto com um professor de português e depois enviá-lo à um especialista no seu nicho.

Caso eles aprovem, é claro que o Google vai adorar colocar esse conteúdo de qualidade no topo do ranking, afinal, o texto teve o aval de pessoas que realmente conhecem sobre o assunto, não é mesmo?

Opa…peraí! Não tem alguma coisa estranha nessa história?

Afinal, o Google é uma pessoa com senso crítico ou um algoritmo?

Brincadeiras à parte, o que eu mais vejo são empreendedores digitais que tratam o Google como se fosse uma pessoa que vai ler o seu artigo e fazer uma avaliação:

– “Hmm…esse texto está perfeito! Isso sim é conteúdo de qualidade e merece estar nas primeiras posições.”

ou

– “Que lixo de artigo! Vou punir o autor para ver se ele aprende a escrever melhor! Hey, slap this sh*t!”.

O engraçado é que existem MUITAS pessoas querendo ensinar como escrever um artigo “amigável ao Google” que irá dominar a 1º página, mas nenhum dos artigos do próprio autor está bem posicionado no Google.

Você não acha isso estranho?

(Crítica: Como alguém que não consegue rankear os seus próprios artigos poderia lhe ensinar esta habilidade de maneira eficiente?)

A grande VERDADE é que conteúdo de qualidade e bom posicionamento no Google não tem nenhum relação direta!

Ok…agora pode me xingar, falar que não sei de nada, que estou delirando etc.

Depois dessa indignação, quero que faça o seguinte: digite no Google bleach episode guide e procure o site bleachepisodeguide.net. Para mim, está em 5º lugar.

Exemplo - Mito sobre SEO

Você irá adorar o conteúdo de qualidade deste site! =P

O site em questão é este:

Exemplo 2 - Mito sobre SEO

WTF?? Cadê o conteúdo de qualidade??? Ou melhor: Cadê o conteúdo?

Acho que você está se sentindo da mesma maneira quando descobriu que o Papai Noel não existe, né?

Em um outro momento, explicarei como achei este exemplo (e não, isso não é uma exceção ou sorte), mas isto prova o que afirmei anteriormente: conteúdo de qualidade não tem nada a ver com bom posicionamento no Google.

Você pode escrever o melhor texto do mundo sobre a origem da vida e, mesmo assim, não aparecer na tão cobiçada 1º página do Google.

Sabe por que?

Porque o Google é apenas um algoritmo, um robô que obedece comandos!

Isto significa que a avaliação que ele faz para posicionar os sites é baseado em critérios quantitativos, e não qualitativos (se o texto está bem desenvolvido, se ajudou as pessoas etc).

Não me entenda mal, é claro que escrever conteúdo de qualidade é importante, mas ele exerce muito mais a função de aumentar o engajamento e a conversão (seja de leads* ou de vendas) do que de melhorar o posicionamento no Google.

Algumas pessoas podem argumentar: Mas se o seu artigo for muito bom, vai gerar vários links naturais porque os outros webmasters vão citar o seu texto como referência e isso melhora o seu ranking.

Sim, isso é verdade, mas esse efeito (conteúdo bom = muitos links de qualidade) é mais bonito na teoria do que na vida real.

A vasta maioria está até hoje esperando que o dono de um site de grande autoridade encontre o seu artigo, leia, goste e gere um link.

Links naturais

Ok…então, se conteúdo de qualidade não é determinante para rankear bem no Google, o que é?

Existem 3 fatores cruciais que geram ótimos resultados e é justamente isso que os maiores especialistas em SEO nos EUA utilizam para rankear sites de clientes e seus próprios sites de afiliados.

Como este assunto é bastante extenso, vou revelar em um próximo artigo! ;D

Caso tenha gostado desse balde d’água fria no maior mito do SEO, compartilhe no seu blog, Facebook etc.

Quem sabe, eu ganho vários links de qualidade e fico na 1º página do Google para o termo SEO…hehe.

 

 

*Leads significa cadastrados. Por exemplo, se um visitante assinar a newsletter do seu blog, ele se tornou um lead.

 

Author: Byong Kang

Engenheiro químico fajuto, ex-bancário estressado e atual empreendedor digital vivendo o estilo de vida que sempre quis!

8 thoughts on “O maior mito sobre SEO

  1. Elpidio

    Ótimo post… É justamente isto que as pessoas veem dizendo, “se o seu site não tiver conteúdo o google não irá ranqueá-lo”… É claro que, quando se tem conteúdo plagiado o seu site recebe uma punição, mas, os fatores mais importantes para o ranqueamento não é o conteúdo…

  2. Matheus Beck

    Na verdade, o que o Google faz é jugar a qualidade do post de acordo com os compartilhamentos nas redes sociais, os comentários no artigo, a quantidade de backlinks, a quantidade de palavras contidas no corpo do artigo, entre outros quesitos.

    Seu post está muito bom, parabéns!

    1. André

      Artigo Excelente, gostaria de agregar valor com um ponto de vista pessoal meu, então vamos lá :
      1) Concordo Plenamente com o Meu Amigo Byong

      2) Um dos Fatores Fundamentais é o ARTIGO ter bastante comentários para está bem indexado no google

      3) Como o Matheus Beck disse acima compartilhamentos nas redes sociais, os comentários no artigo, a quantidade de backlinks, a quantidade de palavras faz muita diferença, porém TEM um FATOR MESTRE nisso tudo …

      4) Porém quando o o Byong pede para procurar a palavra bleach episode guide , antigamente ela poderia aparecer
      na primeira página , agora não aparece mais o ALGORÍTIMO DO GOOLE , fez uma avaliação recente nesses
      casos e agora esses cara BLAU BLAU, pode procurar esse cara nem aparece mais na 2 página.

      5)Mesmo assim acho sim que o conteúdo é REI , mas é um REI sem trono a muito TEMPO , um rei que vei perdendo força para um cara chamado PROVA SOCIAL ou COLA SOCIAL o google julga muito mais a interatividade dos usuários
      com o Artigo do texto do que o texto em si.

      1. Byong Kang Post author

        André,

        O site que mostrei fazia parte de um estudo de caso e o autor não renovou o domínio e desfez tudo o que tinha feito.

        Esta é a razão dele não estar mais na 1º página.

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