O Google odeia domínios exatos?

Se você já tem alguma experiência com SEO e marketing digital, provavelmente, deve ter ouvido muitas pessoas dizendo o seguinte:

– Os domínios exatos estão mortos!

– Uma das atualizações do Google penalizou domínios exatos, por isso evite-os!

E diversas outras frases de desespero, medo e frustração.

Medo de dominios exatos

Caso não saiba, um domínio exato (ou EMD – Exact Match Domain) é um domínio que é exatamente a keyword para o qual você quer rankear.

Por exemplo, se você registrar o domínio “comoemagrecer.com”, ele é um domínio exato para a keyword “como emagrecer”.

Daqui para frente, vou utilizar a sigla EMD por uma questão de preferência.

 

Histórico

Há algum tempo, o algoritmo do Google dava um peso relevante para EMDs. Sendo assim, rankear um site para a keyword “como emagrecer” com o domínio “comoemagrecer.com” era relativamente mais fácil do que com “dietasaudavel.com”, por exemplo.

As pessoas que conseguiam registrar esses domínios tinham uma boa vantagem para alcançar as primeiras posições no ranking.

Este foi um dos fatores que contribuiu para uma verdadeira corrida do ouro digital e, atualmente, é quase impossível encontrar EMDs para as principais keywords em diversos nichos como emagrecimento, carreira, oportunidades de negócios etc.

Caso tenha interesse, esta reportagem (em inglês) mostra uma história bem curiosa sobre um imigrante coreano que largou a profissão de médico no Canadá e se tornou milionário comprando domínios nos primórdios da internet (podia ter sido o meu pai…haha :P).

Pensando como um Googler, havia sim uma lógica para dar essa bonificação aos EMDs, afinal, se alguém procura informações sobre como emagrecer e existe um site com o domínio comoemagrecer.com, era bastante provável que este site fosse um dos mais relevantes para aquela busca.

 

O início e o fim da festa

Festa dos dominios exatosSabendo disso, muitos internet marketers começaram a registrar vários EMDs (confesso que também fiz isso!) e era comum encontrar estes sites nas primeiras posições do Google, principalmente, se você pesquisasse nomes de produtos que tivessem programa de afiliados.

Eu lembro que, no passado, havia feito uma pesquisa para “manga africana” e 3 EMDs (.com, .net e .org) estavam nas primeiras posições.

Naquela época, ter um EMD em um bom nicho valia tanto quanto ouro.

De repente, quando tudo parecia um paraíso, o Google lançou uma atualização no algoritmo que penalizou milhões de sites que eram EMDs.

À partir deste momento, muitas pessoas ficaram traumatizadas e surgiram muitas especulações dizendo que o Google estava colocando EMDs na sua lista negra e que eles não funcionavam mais.

 

Por que essa especulação não faz o menor sentido…

Antes de acreditar no primeiro blog ou especialista que você acompanha (mesmo que seja uma fonte aparentemente renomada), vamos pensar juntos de um forma lógica.

O que vou dizer agora vai fazer você se sentir a pessoa mais burra do mundo por ter acreditado nessa falácia dos domínios exatos. Não é a minha intenção ofender ninguém, ok?

Está pronto?

Acredite ou não, mas TODO domínio é um EMD!

Todo dominio e EMD

 

É exatamente isso que você leu!

Todo domínio é um EMD para o seu próprio nome.

A explicação é simples: se o domínio “comoemagrecer.com” é um EMD para a keyword “como emagrecer”, o meu domínio “mundoy.com.br” é um EMD para a keyword “mundo y”.

Por esta razão, se o Google estivesse penalizando os sites pelo fato de serem EMDs, todos os sites teriam sido penalizados!

O Walmart não iria aparecer no Google quando alguém digitasse “walmart”, o meu blog não iria aparecer quando alguém digitasse “mundo y” e assim sucessivamente.

No final, o que eu quero esclarecer é o seguinte:

A atualização do Google atingiu sites que abusaram da otimização na condição de EMDs, e não pelo simples fato de serem EMDs.

Vou explicar melhor este conceito para que você entenda perfeitamente o que quero dizer.

 

A lógica do Over-Optimization

Primeiramente, olhe com atenção as informações da tabela abaixo:

Tabela - Dominios Exatos

Se você fosse um Googler, qual dos 2 sites diria que merece ser penalizado por estar abusando da otimização? Site 1 ou Site 2?

Nesta comparação, fica bem claro que o site 1 é um típico caso de EMD excessivamente otimizado para a keyword “como emagrecer”. Este é um dos alvos mais fáceis do Google!

Por outro lado, todas as características do site 2 parecem ser naturais, e não construídas artificialmente. Dessa maneira, não haveria nenhum motivo para o Google penalizar este site.

O site 2 é um típico exemplo de EMDs que não sofreram nenhum impacto na atualização.

 

O que é melhor: EMD ou domínio genérico?

Esta é uma pergunta que muitas pessoas já me fizeram e, baseado na minha experiência, posso dizer que a melhor estratégia é criar um domínio genérico, um nome que pode virar uma marca no futuro.

Tenho 4 motivos para isso:

1) É possível ser um pouco mais agressivo no SEO para um domínio genérico se comparado à um EMD;

2) Você não precisa registrar um novo domínio para cada keyword que quer rankear, basta criar artigos e fazer SEO em cada página;

3) Você cria um site de autoridade, que passa mais credibilidade e é mais fácil de ser lembrada;

4) No longo prazo, o seu site fica praticamente blindado à qualquer atualização por causa da autoridade.

Eu tenho um site no nicho de emagrecimento que é um EMD porque criei quando ainda tinha essa mentalidade mais antiga sobre SEO.

 

Observação: Alguns de vocês estão se cadastrando na minha lista de emails deste site de emagrecimento, então ou compram o Queima de 48 Horas pelo meu link de afiliado ou vou removê-los para liberar espaço no autoresponder! O Aweber está ficando caro…haha! Brincadeira!  🙂

 

Depois que passei a me dedicar mais no site e ganhar autoridade, percebi que o nome não era nada fácil de ser lembrado e muito menos de virar uma marca legal.

Resultado: Tenho um site com muitas visitas e que vende bem, mas com um nome horrível, o que impacta negativamente o branding.

Em resumo: Fique atento ao branding do seu site porque este é um detalhe muito importante em qualquer negócio! 

Qual site você acha que transmite maior credibilidade: mundoy.com.br ou como-ganhar-dinheiro-na-internet.com.br? 🙂

Por esse motivo, vou tomar mais cuidado com relação ao branding dos meus próximos sites e recomendo que faça o mesmo porque este é o caminho mais sustentável para os seus negócios digitais.

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